Supermercados – abrir ou não abrir aos domingos?

Michele

Supermercados – abrir ou não abrir aos domingos?

Lembro-me que eu trabalhava na reportagem quando iniciou a discussão sobre a abertura do comércio e dos supermercados aos domingos, em Santa Maria. A pauta é mesmo polêmica e divide opiniões em todas as esferas. Vamos nos ater aqui à categoria dos trabalhadores. Entrevistei caixas de supermercados que, de acordo com a posição do sindicato, achavam interessante a folga aos domingos e que isso traria melhor qualidade vida aos funcionários. Mas ouvi também muitos colaboradores dizendo que trabalhar aos finais de semana era um acréscimo importante aos rendimentos (ganha-se mais) e que a uma folga em dia de semana era fundamental para tratar de questões como serviços bancários, reuniões da escola dos filhos, etc… Ou seja, a mesma classe via essa questão por ângulos diferentes.

Lendo sobre a audiência pública realizada nesta segunda-feira, penso que é válido reavaliar essa questão, já que 20 anos é um período muito longo para a velocidade que se vive hoje em dia. Tudo muda o tempo todo no mundo, já dizia Lulu Santos em “Como uma onda”.

Aqui em Portugal, os supermercados funcionam aos domingos. No centro, alguns comércios também ampliam o horário aos finais de semana, principalmente em períodos de maior fluxo de turistas – verão e em datas festivas. Se é indispensável essa abertura no meu ponto de vista? Confesso que sou frequentadora dos supermercados aos domingos. Isso, porque é muito comum aqui se fazer pic-nic ou almoços compartilhados aos finais de semana. Quando esses encontros são organizados em cima da hora (quase sempre), a gente passa pelo mercado no domingo de manhã. Mas os horários aqui são bem amplos, alguns mercados, por exemplo, abrem até às 23h aos sábados. É uma questão de hábito e de adequar a cada contexto. Mas, para quem trabalha de segunda a sábado, às vezes o domingo além de ser o dia de descanso, é também o momento em que a família consegue fazer as compras para a semana… por isso, é preciso avaliar e ponderar as possibilidades.

Em geral, na União Europeia, a tendência é de comércio fechado. Em países como Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica, o domingo é o dia do descanso. Na Espanha, descobri que os supermercados não abriam da pior maneira. Fomos passear nas férias de agosto – verão aqui – e a ideia era ir direto ao mercado, antes de chegar ao alojamento. Quando chegamos, descobrimos que os estabelecimentos não abriam. Foi preciso mudar os planos (risos).

Para os empresários, a abertura é interessante porque é mais um dia para rentabilizar. Pelo menos em países em que a economia precisa dessa circulação de dinheiro. Pela lista de países da União Europeia que tem o comércio fechado ao domingo, nota-se que são regiões desenvolvidas e que tem economias estáveis e, portanto, optaram pela não abertura. A Alemanha é o país mais rico da Europa e tem a quarta maior economia do mundo. Por isso, não é possível se basear nas tendências e sim avaliar o contexto de cada cidade ou país. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cineclube da Boca exibe o curta “Cores de Bissau” na UFSM Anterior

Cineclube da Boca exibe o curta “Cores de Bissau” na UFSM

Dos dias que já fomos e dos dias que ainda temos para ser… Próximo

Dos dias que já fomos e dos dias que ainda temos para ser…

Geral