Startup da UFSM cria sistema de reconhecimento facial para gado

Deni Zolin

Startup da UFSM cria sistema de reconhecimento facial para gado

Você já ouviu falar ou já utilizou a tecnologia de reconhecimento facial, seja para abrir o celular ou entrar em um prédio. Mas já imaginou que o reconhecimento por imagens poderia ser feito para identificar bois e vacas? A Lupora, startup que faz parte da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM, vinculada ao InovaTec, foi destaque na Expodireto, de Não-Me-Toque, justamente por conta de uma tecnologia inovadora. A startup que utiliza inteligência artificial para o reconhecimento facial para bovinos, teve destaque no Programa StartupRS, do Sebrae. Ao longo de 6 meses, 10 startups participaram do programa que tem o objetivo potencializar negócios de base tecnológica, e a Lupora foi a que recebeu o “prêmio” de melhor entre as 10.

Esse projeto surgiu a partir da percepção da necessidade de melhorar o desempenho das fazendas com a utilização de tecnologia. Ao lembrar da existência de ferramentas de reconhecimento facial de humanos, em que outros setores esse uso poderia fazer diferença, resolveram aplicar para a criação de um sistema de identificação de gado de corte e leiteiro

– Já havia sistemas que reconhecem animais pelo focinho, como se fosse uma impressão digital. Porém, é preciso que o animal esteja bem parado, até porque o focinho é preto e, no escuro e se mexendo, o sistema não consegue fazer a leitura. Por isso, decidimos usar, então, a tecnologia para fazer o reconhecimento facial dos bovinos – diz Enor Tonolli, ex-gestor do Parque de Ciência e Tecnologia da UCS e atual CIO da startup Lupora.

A empresa participou de uma seleção para startups de fora da UFSM e acabou ingressando na Pulsar Incubadora Tecnológica da Federal de Santa Maria, justamente por já focar no ramo do agronegócio.

– Conseguimos avançar no modelo de negócio e na nossa tecnologia. Percebemos quais são as necessidades do mercado e vislumbramos as possibilidades de crescimento a nível nacional e internacional. Apresentamos o  pitch (breve apresentação da empresa) no encerramento do programa e pudemos transmitir a nossa expectativa daquilo que vamos levar ao mercado nos próximos dias, e ainda trilhar um caminho de conquistas compartilhadas com a Pulsar Incubadora Tecnológica – destaca Tonolli.

Qual o uso?

Mas você deve estar se perguntando: mas para que fazer o reconhecimento facial de bois e vacas? O pesquisador explica que isso tem várias utilidades. Ao reconhecer cada animal por meio de imagens de câmeras dispostas nas cocheiras e na propriedade rural, o sistema deve ser aperfeiçoado para analisar o comportamento do boi ou da vaca e se ele se alimentou, por exemplo.

A partir dos padrões de comportamento detectados pelas imagens captadas pelas câmeras, seria possível ter indicativos de que o animal está doente ou de que a vaca está prenhe. Um exemplo: até a posição da cabeça do animal poderia indicar algum comportamento fora do normal.

Por meio do celular, o pecuarista pode também identificar o animal no campo, seja pelo rosto ou pelo formato do corpo do animal. A partir daí, o dono do rebanho ou seu funcionário sabe exatamente qual animal é e tem acesso a detalhes do boi, como peso na última pesagem, se tem alguma vacina em atraso e quando deve ser a próxima vacinação. Consegue gerar gráficos do ganho de peso ou da produção de leite, se estão dentro do normal ou não, para avaliar cada animal e adotar medidas de correção do manejo.Tonolli conta que a tecnologia já está sendo testada em uma fazenda em Santa Maria e que vai ser implantada em outras duas, aqui na cidade e em Caxias. Além da Lupora, o pesquisador também participa de outras duas startups, uma incubada nos EUA e outra em Farroupilha.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Agudo lança campanha de doações para projetos sociais através do Imposto de Renda Anterior

Agudo lança campanha de doações para projetos sociais através do Imposto de Renda

Ctism abre inscrições para vagas remanescentes Próximo

Ctism abre inscrições para vagas remanescentes

Geral