Alimentação

Sopa: um prato cheio para a saúde

"

Apesar de serem uma alternativa saudável e deliciosa para qualquer época do ano, é no frio do inverno que as sopas ganham um lugar de destaque na mesa dos brasileiros. Líquidas ou na versão em cremes, elas são uma excelente fonte de energia para o corpo humano. Além disso, é um alimento de fácil digestão e seu preparo é rápido.

Uma sopa pode ser considerada uma refeição completa, especialmente no jantar, de acordo com Cristina Bragança de Moraes, coordenadora do curso de Nutrição da Unifra. Mas é necessário ficar atento aos ingredientes que serão utilizados. Cristina explica que é preciso garantir que o prato tenha carboidratos, proteínas e lipídios:

_ É sempre bom escolher uma carne magra e, se for uma ave, tirar a pele antes de cozinhar. Entre os carboidratos, é preciso escolher um, que pode ser arroz, batata ou massa, por exemplo. Vegetais e folhas podem ser colocados à vontade, mas, se utilizar folhas, não pode guardar a sopa para consumir no dia seguinte, por causa da fermentação.

Outra dica importante para que nosso organismo seja beneficiado é deixar de lado as sopas de pacote. O grande problema é que, devido aos processos de cozimento e industrialização pelos quais passam, os vegetais acabam perdendo nutrientes. Além disso, elas são ricas em gordura vegetal hidrogenada e contam com um alto teor de sódio.

_ As sopas de pacote têm excesso de sódio, carboidratos e conservantes, são produtos industrializados e contêm flavorizantes que dão a ilusão de sabores de vegetais _ completa Cristina.

A nutricionista e mestre em Endocrinologia, Metabolismo e Nutrição Maristela Resch Lopes ainda alerta para os problemas à saúde que o excesso desses componentes podem causar:

_ Podem afetar o funcionamento dos rins e do coração, aumentam a pressão arterial, elevam o colesterol, aumentam o risco de AVC (acidente vascular cerebral) e infartos e ainda engordam.

As duas profissionais explicam que, quanto mais colorida a sopa, com variedade de legumes e verduras, maior será a quantidade de nutrientes e vitaminas.

Já as hortaliças utilizadas no preparo caseiro oferecem não apenas variedade de cor e textura às refeições, mas também nutrientes importantes, que auxiliam a saúde como um todo. Cristina dá uma dica como tempero: o gengibre, que é termogênico (aumenta a temperatura corporal) ou, para quem deseja um tempero diferente, a noz moscada.
Outra sugestão é fazer uso dos legumes típicos de cada estação, acrescenta Maristela:

_ Ervas, especiarias e temperos naturais, como o tempero verde, por exemplo, têm diversas propriedades nutricionais e são ricos em antioxidantes que deixam o prato ainda melhor.



GOSTINHO CASEIRO
Aprenda a fazer caldos caseiros para deixar a sopa mais saudável

Caldo de Frango: 
-  Ferva por 20 minutos uma carcaça de frango com quatro xícaras de água filtrada, uma cebola com dois cravos espetados, um pouco de sal e pimenta do reino branca. Coe

Caldo de Legumes:
- Ingredientes _ Dois litros de água filtrada, três xícaras de talos e pedaços de legumes e folhas (salsão, cenoura, mandioquinha, abóbora, brócolis, alface, couve, tomate, cebola, louro, tomilho, salsa e cebolinha)

- Preparo _ Em uma panela, junte os ingredientes. Cozinhe por 30 minutos em fogo brando. Coe o caldo sem apertar na peneira e guarde em porções individuais, que podem ser congeladas. Use em sopas, no preparo de risotos, feijão, carnes e legumes. Utilize restos de verduras e acrescente outros vegetais para enriquecer. Use sempre alimentos orgânicos bem higienizados

Fonte: nutricionista funcional Claudia Mallmann, membro da Associação Gaúcha de Nutrição

PARA ACERTAR A RECEITA

- Nã"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Tosse alérgica: verdade ou mito?

Próximo

Tempo firme e temperaturas amenas é a previsão para os próximos dias

Geral