Cerimônia

Solenidade nacional sediada no Regimento do Mallet comemora os 222 anos do Patrono da Artilharia

Solenidade nacional sediada no Regimento do Mallet comemora os 222 anos do Patrono da Artilharia

Foto: Divulgação

O 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Regimento Mallet foi palco da solenidade militar em homenagem ao Marechal Emílio Luiz Mallet, Patrono da Artilharia do Exército Brasileiro, pelos seus 222 anos, na noite deste sábado (3).


A formatura foi presidida pelo comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, em sua primeira visita a Santa Maria. Também estiveram presentes o Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento, o Comandante da 3ª Divisão de Exército, o General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, além de artilheiros da ativa e veteranos, autoridades militares e civis.


Autoridades aqui da cidade também marcaram presença: o prefeito Jorge Pozzobom, o presidente da Câmara de vereadores Givago Ribeiro e também Arcebispo Emérito Dom Hélio Adelar Rubert.

Foto: Divulgação


Com o intuito de enaltecer as tradições e a bravura dos militares, os convidados puderam acompanhar a reconstituição da trajetória vitoriosa do Barão de Itapevi, que culminou na Batalha de Tuiuti, onde Mallet demonstrou sua coragem e bravura para o exército brasileiro.


Comandante do Éxército reforça a importância de Santa Maria no cenário militar

Foto: Divulgação


Para o comandante do Exército, essa reconstituição reforça a importância de se relembrar a história do regimento:

– Importante demais! Para reviver a nossa história, cultuar os nossos valores. Vimos aqui o heroísmo do Marechal Mallet na Guerra do Paraguai; pude dar como exemplo o fosso que ele cavou para impedir que a cavalaria paraguaia avançasse e destruísse o território.


O general Tomás também falou sobre a relevância que Santa Maria possui dentro desse cenário:

– Santa Maria tem uma guarnição muito importante para todos nós, é uma das maiores guarnições militares do país e temos projetos estratégicos focados para cá, que é sede da sexta brigada de Infantaria Blindada. A gente tem um projeto de forças blindadas que ele está sempre pendente olhando para potencialização desses blindados e por isso, a cidade sempre será um foco de atenção permanente do Exército Brasileiro. 


O encerramento do evento contou com queima de fogos e depois o público presente posou para fotos com os carros de combate que estavam no local.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veranico em junho? Confira a previsão do tempo até o feriadão de Corpus Christi Anterior

Veranico em junho? Confira a previsão do tempo até o feriadão de Corpus Christi

Geoparque Caçapava recebe selo da Unesco com expectativa de investimentos em turismo, preservação da natureza e incentivo a ações de educação patrimonial Próximo

Geoparque Caçapava recebe selo da Unesco com expectativa de investimentos em turismo, preservação da natureza e incentivo a ações de educação patrimonial

Geral