Foto: Antônio Marcos Martins/Defesa Civil Faxinal do Soturno
A ligação entre Faxinal do Soturno e Ivorá sobre as águas do Arroio Guarda Mor, na ERS-348, ainda está indisponível. A passagem de veículos está bloqueada desde a manhã de quinta-feira(23), quando a ponte móvel instalada pelo Exército Brasileiro foi levada pelo aumento do rio. Para amenizar as dificuldades da população, a comunidade se juntou para construir uma ponte para pedestres no local.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Moradores das comunidades de Santos Anjos e Sítio dos Melos atuaram no andamento do trabalho, junto com a Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e prefeitura de Faxinal do Soturno.
A ponte móvel e o retorno dos veículos
Uma reunião nesta segunda-feira (27), às 8h, entre representantes do Exército Brasileiro e prefeito, secretário de obras e Defesa Civil de Faxinal do Soturno, também um grupo de engenheiros da região vai tratar sobre um estudo para a reconstrução da ponte móvel. A previsão é que ela seja reconstruída até o final desta semana, 2 de junho.
O responsável, o comandante do 12° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, o Tenente-Coronel Dalcin explica:
– Estamos retirando a super estrutura da ponte que ainda está no local. Vamos verificar o que pode ser reaproveitado. A medida que a prefeitura for melhorando as margens, vamos montando a ponte. A previsão é que até o final desta semana que inicia já estar com o tráfego restabelecido na região.
Histórico da ponte
- 30 de abril – Queda da cabeceira da ponte que liga os municípios de Faxinal do Soturno e Ivorá
- 19 de abril – Ponte móvel instalada pelo Exército Brasileiro
- 23 de abril – Com o grande volume de acumulados registrado durante a madrugada, o Arroio Guarda Mor transbordou e cobriu ponte móvel instalada. Trânsito bloqueado pela manhã de 23
- 26 de abril – Ponte para pedestre construída pela comunidade e alguns agentes do município
- 27 de abril – Reunião do Exército e gestão em Faxinal do Soturno para reconstrução da ponte
- Até 2 de junho – Previsão para o retorno do tráfego de veículos no local, com a ponte restabelecida