aniversário

Solenidade e plantio de mudas marcam os 113 anos da 3ª DE

18.300

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A 3ª Divisão de Exército (3ª DE) - Divisão Encouraçada completa, nesta sexta-feira, 113 anos de criação. Porém, as comemorações ocorreram nesta quinta, com uma solenidade militar realizada nas instalações do Centro de Adestramento Sul (CA Sul), no Bairro Boi Morto. Essa foi a primeira formatura militar desde o início da pandemia.

Em Brasília, prefeito Jorge Pozzobom vai atrás da ESA

A cerimônia também lembrou os 100 anos da aquisição dos primeiros blindados pelo Exército Brasileiro. Em 1921, foram adquiridas 12 unidades da viatura francesa FT-17, o blindado Guararapes. Um exemplar do veículo estava exposto no pátio de formaturas do CA Sul, com sua guarda histórica.

Durante o evento, o segundo tenente Tamir de Freitas Gutierri, do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2º RCC), apresentou o histórico da 3ª DE. No texto, destacou a criação da 3ª Brigada Estratégica, em 1908, até os dias atuais, em que a Divisão é reconhecida como o maior poder de combate da Força Terrestre.

AÇÃO COMUNITÁRIA
Ainda dentro da solenidade, o comandante da 3ª DE, general Hertz Pires do Nascimento, convidou as autoridades civis e militares presentes a auxiliar no plantio de 20 mudas de árvores nativas. A iniciativa tinha por objetivo despertar a importância da preservação do meio ambiente e o respeito à natureza.

O ato complementa uma ação ambiental desenvolvida junto às organizações militares subordinadas, que resultou no plantio de mais de 41 mil mudas de árvores em metade do Rio Grande do Sul. Somente na área da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, que tem sede em Santa Maria, foram mais de 30 mil unidades plantadas.

- Todos nós temos uma grande responsabilidade com o meio ambiente, e a 3ª Divisão de Exército quer, no seu aniversário, estimular a cultura da preservação ambiental. Gostaríamos de contar com a presença das escolas para acompanhar essas ações, mas, infelizmente, ainda não é possível - destaca o general Hertz.

O encerramento da cerimônia foi marcado por uma homenagem aos profissionais da saúde do Hospital Geral de Santa Maria (HGeSM) e que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Região de Santa Maria entra para o Guinness como o berço dos dinossauros mais antigos do mundo Anterior

Região de Santa Maria entra para o Guinness como o berço dos dinossauros mais antigos do mundo

Próximo

VÍDEO: 50 câmeras monitoram Cemitério Ecumênico e devem coibir furtos e vandalismo

Geral