Só Passo das Tunas terá guarda-vidas a partir da semana que vem

Deni Zolin

Só Passo das Tunas terá guarda-vidas a partir da semana que vem

Eduardo Ramos

Balneário das Tunas é um dos mais movimentados da região, mas só deve ter salva-vidas a partir do dia 24. Foto: Eduardo Ramos

Apesar de a Operação RS Verão Total começar neste sábado, no Rio Grande do Sul, a região central do Estado só deve ter guarda-vidas a partir da semana que vem no Balneário Passo das Tunas, em Restinga Seca. A previsão é que os profissionais de salvamento comecem trabalhar até o dia 24 de dezembro, mas pode ser antes. A confirmação foi dada pelo Corpo de Bombeiros. Demais balneários só devem ter salva-vidas a partir de janeiro, mas não há confirmação de quais praias da região serão atendidas e a partir de que dia. O assunto preocupou os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro), que debateram o assunto em reunião nesta sexta, no Recanto Maestro. Segundo o presidente da entidade, Matione Sonego, os prefeitos vão cobrar que o governo do Estado dê prioridade para os balneários do interior também.

– A prioridade do Estado é o litoral, por isso vamos cobrar cobertura nos balneários também. A ideia inicial é pedirmos salva-vidas em todos balneários, queremos em todos porque é responsabilidade do Estado. Antes de termos um retorno do Estado, não vamos pensar em colocar apenas boias. A colocação só de boias e cordas é uma solução paliativa que poderá ser adotada, caso o Estado não cumpra o seu papel – afirmou Sonego.

A discussão se intensificou após a morte de uma menina de 7 anos no Passo do Umbu, em São Vicente do Sul, no último domingo. Ela se afogou e não havia salva-vidas no local.

Questionado pelo Diário, o Palácio Piratini respondeu por meio de nota:

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), informa que 273 guarda-vidas civis já estarão atuando nas praias gaúchas a partir dos dias 24 de dezembro (litoral sul) e 25 de dezembro (litoral norte). No início de janeiro, serão agregados mais 148 guarda-vidas civis. Além disso, mais 42 militares se somarão aos 544 que começam a trabalhar neste sábado (17/12). Desta forma, o governo do Estado garante a segurança de banhistas em suas 277 guaritas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Foguete será lançado da base de Alcântara até quarta-feira Anterior

Foguete será lançado da base de Alcântara até quarta-feira

Raquel Teixeira é confirmada na Secretaria da Educação de Eduardo Leite Próximo

Raquel Teixeira é confirmada na Secretaria da Educação de Eduardo Leite

Geral