Foto: Renan Mattos (Diário)
As empresas de ônibus de Santa Maria voltaram a bater na tecla de propor o fim dos cobradores nos ônibus de Santa Maria para conseguir reduzir o valor da tarifa de ônibus. Mesmo sabendo que, possivelmente, não irá conseguir isso agora, a Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros (ATU) adota essa estratégia para já ir preparando o terreno e pressionando para, quem sabe, obter esse resultado no futuro.
Como são 350 cobradores, é uma questão delicada, pois trata da vida de centenas de trabalhadores e suas famílias. Olhando a experiência em outros países, realmente não há cobradores em cidades do "primeiro mundo", onde brasileiros que chegam estranhar a falta de alguém para fiscalizar se as pessoas pagaram. Analisando friamente, essa é uma tendência no futuro e um custo que poderia ser evitado e que baratearia a tarifa em 10% a 12%, o que talvez contribuísse para mais gente usar ônibus.
Para reduzir tarifa de ônibus, ATU sugere que veículos não tenham cobradores
Porém, é preciso analisar outros aspectos:
- No Brasil, a cultura é diferente e, possivelmente, não haveria o mesmo respeito às regras se fossem retirados os cobradores.
- Aqui, a insegurança é maior e a existência do cobrador ajuda a inibir até furtos.
- Para quem quisesse pagar com dinheiro, teria de fazer o motorista ter dupla função ou haveria pontos de venda?
- Por último, e não menos importante: e o impacto social da demissão de 350 profissionais?
É uma situação complexa. Até concordo que, se os governos cortassem totalmente os impostos sobre o transporte coletivo (sobre diesel, veículos e insumos) e bancassem parte do custo das passagens para baratear as tarifas, poderia haver um sacrifício também por parte dos cobradores - mas com um corte gradual, em 5 ou 10 anos, até para que parte deles pudessem ser reaproveitados em outras funções. Pois se somássemos todos esses cortes, a tarifa poderia cair quase pela metade e o transporte coletivo poderia ser bem mais atrativo e bem mais utilizado. Mas num país que não dá incentivo algum ao transporte coletivo, não é justo que só os cobradores paguem o pato. Se as gratuidades são outro problema, por que não permiti-las só para pessoas de baixa renda?
Total de pagantes nos ônibus cai mais uma vez em Santa Maria