Será que eles são bons na cozinha? Conheça os participantes do BaitaChef

Diário

Será que eles são bons na cozinha? Conheça os participantes do BaitaChef

Dedicação e criatividade são ingredientes que precisam integrar as receitas da arte de cozinhar. No entanto, fazer isso em uma competição é um desafio e tanto, já que, além de correr contra o tempo, o prato precisa cair nas graças dos jurados. E assim deve ser para os participantes do BaitaChef 2022, programa culinário amador promovido pelo Diário que está em sua 5ª edição. A estreia será em 20 de setembro, Dia do Gaúcho, em comemoração ao mês farroupilha, quando o primeiro episódio será exibido na TV Diário.

Apresentadora Thays Ceretta e participantes, Dida Larruscain, Diogo Elzinga e Maria Portela.

Três personalidades foram convidadas para a competição e todos estão ansiosos pelo sorteio das receitas, execução dos seus pratos e, claro, avaliação do júri técnico. São eles o jornalista e produtor de conteúdo Diogo Elzinga, 31 anos, a professora de canto e participante do The Voice Brasil 2021 Dida Larruscain, 27 anos, e a atleta olímpica do Judô Maria Portela, 34 anos.

UM SUCESSO NA INTERNET

A expectativa está nas alturas, afinal, as habilidades profissionais de todos passam bem longe da cozinha. Para Diogo Elzinga, que ficou conhecido por fazer vídeos engraçados sobre os munícipios gaúchos, a experiência com culinária é apenas se aventurar em casa com receitas da internet.

Diogo Elzinga

– Sou meio curioso, gosto de pesquisar receitas na Internet. Nunca gosto de fazer a mesma receita. Por exemplo, fazer feijão e arroz todo santo dia, eu não gosto. Prefiro coisas diferentes. Sabe aquela pessoa que vê receita no TikTok e fala: ah vamos testar? essa pessoa sou eu. Compro tudo que precisa e faço. Normalmente dá certo. E sou bem perfeccionista em seguir a receita à risca. Se diz para usar manteiga, não vou usar margarina – conta Elzinga.

Sobre participação no programa, o youtuber que mora em Caxias do Sul avalia com entusiasmo as etapas da competição.

– Acho que, o mais interessante no desafio, vai ser a surpresa, porque eu não faço a menor ideia. A questão do tempo também, a dinâmica de competição, de disputa também farão a diferença. Nunca participei desse tipo de coisa. Assisto na televisão, minha namorada gosta bastante de Masterchef, por exemplo. E acho que é muita pressão. Se eu fosse escolher um prato seria massa. Como um bom descendente italiano, gosto muito de massas e molhos. Massa à carbonada é o prato que eu mais executo – revela Elzinga.

DOS PALCOS À COZINHA

Já a cantora Dida Larruscain, conhecida por sua participação no The Voice Brasil 2021, conta que, além da expectativa, há a pressão de apresentar um bom prato para honrar sua veia culinária. Nascida em uma família com avó e mãe que cozinhavam profissionalmente, Dida, que é a primeira vegetariana a participar do programa, contou um pouco sobre sua relação com a comida. Ela executará um prato sem proteína animal.  

Dida Larruscain

– Minha experiência com culinária é mais de família assim. Minha mãe gosta muito de cozinhar e eu sempre acompanhei os processos dela na cozinha, sempre quis ajudar, ficar envolvida né. Então minha experiência com a culinária é essa, bem familiar, em casa, e também de cozinhar para mim. E em 2019, parei de comer carne e minha relação com os alimentos mudou drasticamente, comecei a explorar mais os sabores dos alimentos, legumes e vegetais principalmente – conta Dida. A primeira participante vegetariana do BaitaChef, também falou sobre sua ansiedade para a competição.  

– A expectativa para participar do programa está bem alta porque eu gosto muito de cozinhar, sempre gostei. É meio que uma tradição de família, então estou bem empolgada. Acho que o principal desafio é que sou vegetariana. E outro, claro, vai ser agradar os jurados também. Gostaria de fazer um prato que seja mais afetivo para todo mundo em uma versão vegetariana – antecipa Dida.

TRAJETÓRIA OLÍMPICA

A terceira participante é a judoca Maria Portela. Foi em Santa Maria que ela, que hoje é uma das representantes do Brasil na modalidade olímpica, pisou pela primeira vez em um tatame. E é aqui também que ela topou o desafio de cozinhar sobre a pressão do tempo e da avaliação dos jurados. Provavelmente, fichinha para alguém que já competiu em três olimpíadas, mas Maria discorda.

Maria Portela

– Estou com a expectativa muito grande, nunca participei de um programa desse tipo, e acredito que vai ser bem interessante. O meu maior receio é o tempo, porque, normalmente, quando cozinho é em casa. Então, acredito que o tempo é um dos grandes desafios. Outra coisa é usar a criatividade com os ingredientes que forem sorteados, para que eu consiga fazer algo legal e especial. Realmente, isso está me deixando com uma adrenalina muito grande.  Se eu fosse escolher um prato, acho que seria um carreteiro ou, quem sabe, um risoto porque são pratos que gosto – conta Maria.

ESTREIA SERÁ DIA 20

Agora que os participantes foram revelados, o clima da competição começa a esquentar. O programa estreia nessa terça-feira (20), em celebração ao Dia do Gaúcho. Todos os competidores terão uma hora e meia de cozinha, cada um em um episódio especial. Os episódios serão transmitidos sempre às terças e quintas-feiras, às 20h30min. Serão exibidos na TV Diário, canais 526 e 26 da Claro NET, canal do Diário no YouTube e na página do Facebook.

Três nomes de peso irão avaliar os nossos competidores, os chefes: Noberto da Cas, Elizete Schimitt e Neto Leal. Preparem as torcidas, que são essenciais na votação para o ganhador do voto popular que ficará disponível a partir do quarto episódio.  

Dia 20, o encontro é na TV Diário, quando o Baita Chef inicia sua quinta edição. O desafio começa e você não pode perder a estreia, onde conheceremos um pouco mais de cada um dos participantes. Diogo Elzinga, Dida Larruscain e Maria Portela te esperam e contam com a sua torcida. (Colaborou Ana Luiza Dutra).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trabalhadores do Husm entram em greve por tempo indeterminado Anterior

Trabalhadores do Husm entram em greve por tempo indeterminado

Cartazes antirracistas sofrem vandalismo e são arrancados de prédio da UFSM Próximo

Cartazes antirracistas sofrem vandalismo e são arrancados de prédio da UFSM

Geral