Foto: Redes sociais (Reprodução)
Alidio da Luz (PSol) obteve 905 (0,63%) votos na disputa à prefeitura de Santa Maria na eleição municipal do domingo (6). Apesar da distância dos primeiros colocados, Valdeci Oliveira (PT) e Rodrigo Decimo (PSDB), que vão concorrer no segundo turno no próximo dia 27, o resultado do pleito foi recebido com alegria pelo partido por garantir a primeira bancada no Legislativo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Em entrevista à Rádio CDN (93.5 FM) após a apuração, Alidio destacou que a principal missão assumida pela sigla ao concorrer à prefeitura foi conquistar espaço na Câmara de Vereadores e apresentar um projeto alternativo de gestão municipal.
— A nossa candidatura estava a serviço de um projeto coletivo, toda a cidade sabia que a nossa principal tarefa em Santa Maria era ter a primeira bancada do PSol e ela foi cumprida hoje, com a companheira Alice Carvalho eleita, mais uma vez, como a mais votada da cidade. É uma vitória de um projeto coletivo, mas, principalmente, da classe trabalhadora santa-mariense que vai ter um megafone dentro da Câmara de Vereadores para denunciar e combater a extrema-direita, a direita e uma esquerda vacilante. O PSol tem lado, é radical e hoje a esquerda radical tem uma cadeira na Câmara, isso faz toda a diferença — comemorou o candidato.
Vereadora mais votada
Alice Carvalho (PSol) recebeu 4.129 votos e foi a mais votada no pleito de 2024, garantindo a única vaga do partido no Legislativo. No total, 257 candidatos concorreram às 21 vagas. Nas eleições de 2020, Alice também havia sido a candidata mais votada, com 3. 371 votos, porém não foi eleita por conta do quociente eleitoral.
Apoio no segundo turno
Quanto à declaração de apoio a algum candidato no segundo turno, Alidio afirmou que a decisão se dará após discussões internas com os integrantes do partido.
— Eu sou um soldado do partido, não vai ter nenhuma posição do PSol, antes de reunir a militância. Assim como nos reunimos para definir a candidatura própria, vamos nos reunir para avaliar o cenário eleitoral santa-mariense — explicou.
Leia também
- "O PT a gente não vai apoiar", afirma Roberta Leitão após derrota no primeiro turno
- Emocionado, Riesgo se pronuncia após derrota: "Fico feliz em saber que 10% da população concorda conosco e quer mudança"