"60% dos eleitores querem que a mudança continue", diz Rodrigo Decimo sobre segundo turno em Santa Maria

Foto: Vitor Zuccolo

Atual vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB) enfrentará Valdeci Oliveira (PT) no segundo turno das eleições municipais. Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, na manhã desta segunda-feira (7), o tucano afirmou que este dia será de extrema importância para dialogar com os candidatos Giuseppe Riesgo (Novo) e Roberta Leitão (PL), pensando em alianças para a etapa. Além disso, ele relatou como devem ser os próximos passos até o dia 27 de outubro, data marcada para a decisão. Confira abaixo os principais trechos da entrevista, que teve tempo total de 15 minutos.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia  

O resultado

Rodrigo Decimo agradeceu aos 37.295 (25,86%) eleitores que o escolheram para estar no 2° turno. Ele destaca a palavra “mudança” como ponto chave de sua candidatura.

“Eu analiso que 60% dos eleitores, a maioria deles, querem que a mudança continue, querem que a renovação aconteça e que a cidade não volte ao passado. Eu falo em continuar avançando, porque nos últimos anos nós tivemos avanços significativos. Acho que os eleitores reconheceram isso, tanto que nos colocaram no 2° turno.”


Apoios

Em entrevista ao Grupo Diário após a apuração dos votos neste domingo (6), Giuseppe Riesgo (Novo) e Roberta Leitão (PL) afirmaram que não apoiaram Valdeci Oliveira no 2° turno, abrindo margem para uma conversa com Rodrigo Decimo. Esta segunda pode ser fundamental para novas alianças.

“Nós ainda não conseguimos estabelecer um diálogo com a vereadora Roberta Leitão e com o candidato Giuseppe Riesgo, pois escolhemos respeitar o momento de cada um. Cada um tem a sua forma de absorver os seus resultados, e eu escolhi respeitá-los. Mas a partir de hoje (segunda) já vamos fazer os contatos para vermos se conseguimos encaixar aquelas pautas que são concordantes. Ontem (domingo) tiveram conversa superficial com representantes dos dois partidos, mas agora pela manhã iam ajustar os encontros. Provavelmente a conversa será hoje (segunda).”

Decimo reforçou que o vereador Pablo Pacheco (Progressistas), presidente do partido da candidata a vice da chapa, Lúcia Madruga, pode ser fundamental nas tratativas, pois tem boa relação com os dois candidatos derrotados.

“Nós contamos com todos estes atores que fazem essa intermediação política e isso contribui. O fato do vereador Pablo Pacheco estar do nosso lado, inclusive, bastante empenhado, tem o objetivo de estabelecer essas pontes, esses vínculos, de uma maneira mais facilitada, porque existe uma relação mais próxima de forma política e pessoal. Vamos usar isso no bom sentido.”

Quanto aos vereadores, ele já conversou com alguns, mas pode ter novas conversas no decorrer da semana.

“Ontem (domingo), conversei com a maioria dos vereadores da nossa coligação de forma rápida. Alguns não puderam me atender, outros eu consegui fazer uma visita rápida pessoal. Mas agora vou conversar com os demais para contar com o apoio deles nesta nova etapa.”


A campanha no 2° turno

Para a próxima etapa, Decimo promete manter a mesma ideia inicial da campanha, mas pode agregar iniciativas de partidos que busquem aliança.

“Tudo que nós fizemos no primeiro turno e já estávamos fazendo antes, é o que devemos manter. Nós podemos fazer alguns ajustes, mas não acredito que mude o tom da campanha. Nós estamos tranquilos, porque percebemos uma mudança em Santa Maria nos últimos anos e queremos continuar com essa mudança. E nós queremos continuar com essa transformação e até uma evolução.”


O legado

Enquanto vice-prefeito, o tucano reforçou alguns projetos que foram realizados nos últimos quatro anos. 

“A cidade está em transformação, com a recuperação de espaços públicos importantes, com a iluminação pública, a educação, a própria infraestrutura, que é tão criticada. Se passarmos pela cidade, tem problemas, nós reconhecemos. Mas também tem muitos avanços. Nós conseguimos fazer entregas importantes. Eu cito a macrodrenagem, que é um investimento que fica debaixo da terra e que fez com que Santa Maria não sofresse tanto com a chuvarada do mês de maio. O Distrito Criativo é um grande exemplo. É um grande movimento que reúne muitas entidades, muitas instituições e muitas pessoas. E nós vamos continuar fazendo desta forma.”

Outro ponto levantado foi a importância de contar com a vice, Lúcia Madruga, que atuou como secretária da Educação do município.

“A Lúcia fez uma transformação na área da educação, com as novas creches, os uniformes… mais do que isso, a estrutura interna dos professores. Eles se qualificaram. Nós temos um projeto de escola de tempo integral, na Escola Suzana Cartier Laranjeira, que é bem sucedido. E agora nós vamos evoluir de forma gradual.”


Expectativa

​Até o dia 27 de outubro, Rodrigo Decimo espera uma disputa respeitosa e baseada em propostas.

“É uma sequência do que já estávamos fazendo, ser bastante propositivo. Agora, imagino que nesta segunda etapa, com dois candidatos, será um debate propositivo, bem como os eleitores esperam. Que nós possamos discutir ideias, formas de fazer, estilos de fazer. Acho que tanto eu quanto o candidato Valdeci temos condições de apresentar isso de uma forma madura. A minha expectativa é de que seja algo maduro e propositivo.”

Foto: Tales Trindade


Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

Após derrota, Burmann avalia participação nas eleições: Anterior

Após derrota, Burmann avalia participação nas eleições: "Nos doamos a uma causa que não foi acolhida pela população"

Próximo

"Nossa principal tarefa era ter a primeira bancada do PSol e ela foi cumprida", afirma Alidio da Luz após disputa à prefeitura

Política