Foto: Reprodução / Nathália Costa
Após anos de planejamento e expectativa, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm) inaugurou, nesta quarta-feira (15), sua nova sede no Bairro Camobi. O espaço, localizado na Avenida Roraima, próximo à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi batizado de “Casa Clóvis Guterres” em homenagem ao primeiro presidente da entidade, Clóvis Renan Jacques Guterres, que liderou o sindicato entre 1989 e 1990 e foi um dos fundadores do movimento docente na instituição.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A sede conta com uma sala de reuniões multimídia, que será utilizada pelos Grupos de Trabalho (GTs) da Sedufsm, além de atendimento jurídico para docentes sindicalizados e suporte administrativo para novas filiações, entrega de carteirinhas da Unimed e esclarecimento de dúvidas.
O local também abriga uma área multiuso destinada à prática de pilates e yoga, um espaço gourmet e um jardim externo, projetados para promover o bem-estar e fortalecer os laços entre os professores da UFSM.
— Temos um local agradável para leitura e pesquisa, um jardim lindo pra gente se energizar com a beleza do verde e das flores, porque pra ter luta, tem que resistir. E nada melhor do que a vitalidade da natureza para nos encher de vida e transformar o que nos cerca em um mundo melhor — destacou Liane Rodrigues, vice-presidente da Sedufsm.
Além de oferecer novos espaços de convivência, a Casa Clóvis Guterres também cumpre um papel fundamental na preservação da memória da luta sindical docente. O local abriga uma biblioteca e um acervo histórico com edições especiais de revistas, livros e publicações que narram a trajetória do movimento docente na UFSM e no país. Parte das obras do acervo pertenceu à biblioteca pessoal do professor Clóvis Guterres, agora incorporada ao patrimônio da Sedufsm.
Visita e funcionamento

Desde a manhã desta quarta (15), a nova sede da Sedufsm está aberta à visitação pública, com acesso liberado até as 18h. Além disso, foi realizado, às 15h, um ato simbólico com homenagens aos fundadores da entidade.
A unidade da Rua André Marques, 665, localizada no centro de Santa Maria, segue operando normalmente e continuará oferecendo atendimento ao público. Apenas nesta quarta, o local permaneceu fechado em razão da inauguração da nova sede. O expediente regular será retomado na quinta-feira (16), das 9h às 18h.