Santiago aposta em mais força na educação

Diário

Santiago aposta em mais força na educação

 É consenso dizer que uma boa educação é a base para o crescimento da sociedade. Porém, nem sempre esse pensamento se traduz em ação por parte de governos na hora de estimular a criação de projetos e, principalmente, investir na execução das boas ideias que farão a diferença. Em Santiago, porém, a qualificação de ensino, educadores e estruturas é uma realidade praticada pela atual administração municipal.

O prefeito Tiago Gorski Lacerda, que é também professor, teve na Secretaria de Educação uma grande aliada no desenvolvimento de projetos de sucesso durante sua primeira gestão, de 2017 a 2020. O foco na educação segue sendo na nova gestão, que se iniciou em janeiro de 2021. Nos últimos anos, foram diversas as melhorias realizadas na rede municipal de ensino, desde grandes obras a investimentos menores, mas necessários para a evolução de cada espaço escolar e, consequentemente, em benefício de alunos e professores.– Foram várias as escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental que tiveram ampliações. Atualmente, o município desenvolve com recursos próprios a construção de um novo prédio com mais oito salas de aula para a escola municipal São José, que tem cerca de 600 alunos, pioneira em implantar um modelo municipal de ensino cívico militar – destaca o prefeito.Segundo o chefe do Executivo, desde 2018, Santiago distribui gratuitamente para os mais de 4 mil alunos de sua rede uniformes escolares e, desde 2019, também kits de material escolar. Está nos planos do prefeito e da Secretaria de Educação, cuja titular é a professora Mara Rebelo, fazer investimentos ainda mais ousados, considerando o ensino híbrido (presencial e a distância), de modo que cada aluno e professor tenha um tablet.

veja mais matérias do caderno prefeituras

EMPREENDEDORISMO

Outra pasta que ganhou evidência e apresentou muitos resultados foi a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, coordenada por Sadi Gioda. Através dela, foram implantados projetos inovadores como a Escola do Empreendedor, reconhecido pelo prêmio Gestor Público 2018. Também a Sala do Empreendedor, premiada pelo Sebrae-RS com a certificação Ouro.

– Com o apoio de sua equipe, o secretário Sadi conseguiu dar maior suporte de atendimento e agilização nos processos de abertura de empresas, o que impactou no surgimento de novos postos de trabalho. A Escola do Empreendedor se tornou um laboratório para projetos que potencializaram a qualificação profissional de jovens, através da Secretaria de Educação ou de adultos, pela de Desenvolvimento Social – considera.

DEFESA CIVIL GANHA FORÇAAté o ano passado, a Defesa Civil de Santiago apenas era acionada em situações emergenciais, quando da ocorrência de desastres naturais. No entanto, o prefeito Tiago Gorski Lacerda percebeu que seria importante que a Defesa Civil deixasse de ser coadjuvante e assumisse um protagonismo à frente do combate aos efeitos da pandemia e dos desastres naturais. A partir disso, a força-tarefa foi se consolidando. E a Defesa Civil ganhou cada vez mais importância, se tornando uma força auxiliar ações tanto das Secretarias Municipais quanto da comunidade.– Hoje, a nossa equipe está estruturada e trabalhando em tempo integral, dando pronta resposta a diversas situações, com ligação direta às forças de segurança, busca e salvamento, além de exercer um papel de orientação e fortalecimento de campanhas humanitárias. Um exemplo: a Defesa Civil de Santiago teve a iniciativa de criar uma campanha estimulando que as pessoas que estão se vacinar contra a Covid-19 doem, de forma espontânea, um quilo de alimento que é entregue nos postos de saúde. Só na primeira semana, foram arrecadados mais de duas toneladas – destaca Gorski.

PROJETO PILA VERDE

A Secretaria de Meio Ambiente de Santiago conseguiu encontrar uma solução inovadora para um problema urbano: o lixo orgânico. Em 2020, foi implantada a moeda social Pila Verde, que estimula a troca de lixo orgânico por uma cédula que possui valor de compra nas feiras de produtor, equivalente a um real.

– O produtor troca essa cédula por mudas de hortaliças e recebe terra com composto orgânico produzido a partir da transformação dos resíduos. O melhor de tudo isso é que Santiago já está percebendo a redução do volume do lixo urbano – explica a secretária de Meio Ambiente, Andriele Martins Peruffo.

SANTIAGO NO FUTUROO prefeito Tiago Gorski Lacerda está sempre de olho no futuro, acreditando que os projetos precisam ter efeito rápido, como espera a comunidade, mas que sejam duradouros, como o município precisa.– Isso exige uma eficiência muito maior no planejamento, tendo desafios de seguir transformando a cidade através do estímulo ao empreendedorismo e surgimento de novos postos de trabalho. Acredito que Santiago está se consolidando como uma cidade inteligente, segura, ecosustentável, que investe nas transformações dos espaços urbanos e que tem grande potencial cultural e turístico – avalia o prefeito.

MAIS DETALHES -Localização: Região Central – Caminho das Origens –População: 50,6 mil habitantes –Matrizes econômicas: Agronegócio, indústria, comércio e serviços -Atrativos: Santiago integra a rede internacional de Cidades Educadoras. É forte na economia, tem um comércio diversificado, é uma das cidades gaúchas mais seguras. Tem tradição na literatura, na música e é rica em belezas naturais. Tem grande potencial turístico.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ivorá chega aos 33 anos de olho no turismo Anterior

Ivorá chega aos 33 anos de olho no turismo

Vacinação de grávidas é controversa entre especialistas Próximo

Vacinação de grávidas é controversa entre especialistas

Geral