vendaval

Santa Maria tem casas destelhadas, árvores caídas e casas sem energia elétrica após temporal

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Desde que o temporal começou em Santa Maria, ainda no final da tarde de domingo, os números de estragos aumentaram. De acordo com uma atualização mais recente da Defesa Civil, são mais de 52 casas destelhadas nesta segunda-feira, a maioria fica em bairros da região oeste da cidade, como Tancredo Neves e Parque Pinheiro Machado. Ainda conforme a Defesa Civil, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) atendeu chamados de cerca de 75 árvores caídas.  

Ainda há o registro de três pessoas que ficaram feridas após a queda de uma árvore na casa onde elas estavam, no Bairro Carolina. Uma mulher de 51 anos, um jovem de 23 anos e uma criança de 5 anos foram socorridos e levados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). 

Rompimento de rede deixa moradores da Região Oeste sem água

ESTRAGOS 
Além das casas destelhadas, uma escola também teve parte do telhado danificado. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Hundertmark, no distrito de Boca do Monte, foi parcialmente arrancado. Até as 15h50min, 550 metros de lona foram distribuídos pela Defesa Civil. A região central de Santa Maria também foi afetada pela chuvada, com registro de quedas de árvores. De acordo com a prefeitura, nenhuma família ficou desalojada ou desabrigada. 

- Estamos com três viaturas próprias percorrendo as regiões atingidas. A Guarda Municipal com mais duas viaturas. São cinco equipes exclusivamente para entrega de lona e monitoramento de áreas risco de alagamento e inundação. Essa chuva é um misto de alegria e tristeza. Alegria por causa do momento de estiagem, em relação às lavouras que precisam de água, e vertentes e poços que secaram. Tristeza porque a chuva veio acompanhada de temporal - destaca o chefe da Defesa Civil, Adão Lemos.

O Corpo de Bombeiros também foi chamado para atendimento de ocorrências emergenciais. Conforme o comandante José Carlos Sallet, a prioridade no atendimento foi de corte de árvores que ameaçavam cair sobre residências. Em um segundo momento, será feita a desobstrução de ruas bloqueadas. 

- Mobilizamos as guarnições de folga para somar no atendimento emergencial. Além das árvores caídas, dois atendimentos mais graves foram feitos na manhã desta segunda: um capotamento na BR-287 e a queda do forro de gesso em um hotel, durante um evento - informa Sallet. 

VENTO E CHUVA 
No final da tarde de domingo, o vento atingiu 118km/h. Desde então, a cidade já acumula 85,4 mm de chuva até a tarde desta segunda-feira.

BLOQUEIOS NO TRÂNSITO 
Ainda conforme a prefeitura, seis locais seguem com trânsito bloqueado total ou parcialmente, confira: 

  • Rua Riachuelo, quase esquina com a Rua Tuiuti, no Centro
  • Rua Tuiuti, quase esquina com a Rua Appel, no Bairro Nossa Senhora de Fátima 
  • Rua Pernambuco, Avenida Vasco da Cunha, e Rua Engenheiro Adi João Forgiarini, esquina com a Rua Vereador Antenor Pereira da Rosa, no Bairro Pinheiro Machado
  • Avenida Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves
  • Rua Visconde de Pelotas com Rua dos Andradas no Centro;
  • Rua Acre com a Rua Tamandaí no Bairro Nonoai

ENERGIA ELÉTRICA 
Das 30 mil casas que ficaram sem energia elétrica ainda na noite de domingo em Santa Maria, 13,5 mil seguem sem luz, segundo atualização da RGE. A falta de água ainda permanece em alguns locais da cidade, conforme a Corsan: Vila Cauduro, Santa Catarina, Rincão dos Bentos, Arroio Grande, Santa Brígida, São Marcos e Três Barras. Quando houver normalização da energia elétrica, o serviço de água também será restabelecido. 

FRENTES DE TRABALHO  
Uma força-tarefa, coordenada pela prefeitura, com Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade Urbana, Guarda Municipal, além de Bombeiros e Brigada Militar, trabalha desde o início da noite de domingo para atender as famílias que foram atingidas e tiveram problemas com a chuva.

AJUDA
Solicitações de lonas, informações sobre árvores caídas e sobre casos de emergência devem ser feitos através dos seguintes contatos no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp):

  • 153 Guarda Municipal
  • (55) 3921-7091 Ciosp
  • (55) 99153-8946 WhatsApp Defesa Civil

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Na Região Oeste, moradores aproveitam horas de tempo seco para contabilizar estragos Anterior

Na Região Oeste, moradores aproveitam horas de tempo seco para contabilizar estragos

Encontro de mulheres vai reunir trocas de experiências e empreendedorismo em Santa Maria Próximo

Encontro de mulheres vai reunir trocas de experiências e empreendedorismo em Santa Maria

Geral