greve dos caminhoneiros

Santa Maria recebe gasolina e gás de cozinha, mas faltam alguns alimentos e serviços seguem suspensos

*MATÉRIA ATUALIZADA às 10h de quarta-feira

Dez dias após o começo da greve dos caminhoneiros, Santa Maria sentem os reflexos dos protestos. O desabastecimento de produtos básicos, como combustível, gás de cozinha, água mineral e alimentos - e a suspensão de serviço muda a rotina dos santa-marienses. Nos postos que conseguem algum combustível, o que se vê são filas enormes e demoradas.

O Diário reuniu todos os serviços que estão sendo afetados de alguma forma na cidade

UNIVERSIDADES E ESCOLAS
As aulas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), da Faculdade Metodista (Fames), Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) e da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) foram suspensas. As atividades acadêmicas só devem retornar na próxima segunda-feira. Na quinta e sexta-feira, as instituições não vão funcionar por conta do feriadão de Corpus Christi.  
A Universidade Franciscana (UFN) transferiu o vestibular de inverno para 29 de junho.

Nas escolas, as secretarias estadual e municipal de Educação informam que as aulas estão mantidas nesta terça e quarta-feira. De acordo com a Superintendência de Comunicação da prefeitura, há combustível suficiente para o transporte escolar até quarta-feira, assim os alunos que dependem do serviço serão atendidos. 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também suspendeu as atividades até segunda.

PROVAS DE DIREÇÃO
O Detran RS suspendeu, por tempo indeterminado, a maior parte dos exames de direção. Até então, apenas as provas marcadas para hoje estavam suspensas. A decisão, conforme nota publicada no site da instituição, é em função da escassez de combustíveis enfrentado atualmente tanto para abastecer os veículos do Detran quanto dos carros dos Centros de Formações de Condutores (CFCs).

GÁS E GASOLINA
Postos voltaram a receber combustível na tarde de terça-feira. Veja onde há gasolina na manhã desta quarta na cidade em pesquisa feita pelo Diário. 
O gás de cozinha também começou a chegar. Das três grandes distribuidoras, que não tinham gás até a tarde de terça, uma recebeu carga de botijão de 13kg na manhã desta quarta. Veja como comprar aqui.

HOSPITAIS
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) suspendeu na manhã desta terça-feira todas as internações e cirurgias eletivas (com marcação prévia). Até que a situação da greve dos caminhoneiros se encerre, o Husm seguirá mantendo apenas as cirurgias oncológicas e de urgência.  

Desde a última sexta-feira, o Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo já adota a medida de restrição para cirurgias eletivas, apenas de urgência e emergência. A decisão vale até que os estoques sejam repostos. 

SUPERMERCADOS

Foto: Eduardo Tesch (Diário)
Balcão de carnes do mercado Copetti estava quase vazia no começo da tarde de terça

A situação do abastecimento começa a se agravar em Santa Maria. Na maioria dos mercados da cidade já faltam hortifrutis e carne. Em alguns estabelecimentos, a compra de produtos está sendo limitada para os clientes. 

No começo da tarde de terça-feira, o Diário fez uma ronda pelos supermercados e constatou que é crítica a situação dos hortifrutigranjeiros, água e carne no Carrefour. No mercado não tinha cebola, batata e cenoura. Os estoques de carne durariam até sexta-feira. O  leite está reduzido. Segundo um vendedor, se não vier carregamento, vai durar somente até o final de semana.  O estoque de pão de forma está muito baixo. 

Já no mercado Copetti, eram as carnes que estavam faltando. A prateleira estava quase vazia no começo da tarde. O mercado conseguiu um carregamento de hortigranjeiros com produtores locais. No supermercado BIG, também há falta da maioria dos hortifrutigranjeiros.

Para amenizar desabastecimento, uma feira com mais de 40 produtores rurais ocorre na cidade nesta sexta-feira.


Foto: Eduardo Tesch (Diário)

ÔNIBUS URBANOS E INTERMUNICIPAIS
Desde às 8h30min de segunda-feira, os coletivos em Santa Maria operam em horários reduzidos. Fora dos horários de pico da manhã e da tarde, as linhas de ônibus circulam a cada 30 minutos. O transporte seletivo - chamado de azulzinho - segue sem circular na cidade.  

Nas linhas intermunicipais, a Planalto suspendeu horários nas rotas Santa Maria-Capital e Santa Maria-São Sepé, mas voltou a operar o horário da rota Santa Maria-Passo Fundo, que havia sido suspenso na segunda-feira. As alterações valem, pelo menos, até esta quarta-feira. Mudanças também ocorrem nas rotas Santa Maria-Nova Palma e rotas para o distrito Boca do Monte. As rotas das empresas Ouro e Prata, Santa Cruz e São Pedro ainda não sofreram alterações. A Ouro e Prata informou que deve começar a reduzir as rotas nesta sexta-feira, caso não receba combustível. Veja as alterações.

COMÉRCIO, INDÚSTRIA E HOTELARIA
O Moinho Santa Maria dispensou temporariamente mais de 300 funcionários. Cargas de reposição não chegaram a Santa Maria e a falta de matéria-prima é geral, principalmente entre os setores moveleiros e de construção civil. Em hotéis, muitos eventos foram cancelados e a procura está baixa. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Filas se formam em três postos de combustíveis de Santa Maria hoje Anterior

Filas se formam em três postos de combustíveis de Santa Maria hoje

Daer diz que ônibus intermunicipais vão operar no feriado, mas em Santa Maria já há restrição de linhas Próximo

Daer diz que ônibus intermunicipais vão operar no feriado, mas em Santa Maria já há restrição de linhas

Geral