Santa maria em uma das maiores premiações da músicaEm tempos de pouca valorização cultural, ser indicado a um grande prêmio é motivo de orgulho e um alento para a alma. Santa Maria está muito bem representada no 6º Prêmio Profissionais da Música, um dos maiores do setor no país, com duas indicações.
Deborah Rosa é eternizada no Theatro Treze de Maio
Uma delas, mesmo sendo indireta, é da EXP Transmídia, uma agência de Porto Alegre formada por santa-marienses de nascença ou coração, que concorre na categoria Agência de Comunicação para Eventos. A equipe é formada pelo Rafael Berlezi, formado em Artes Visuais pela UFSM, a Pamela Batu, egressa do curso de Publicidade e Propaganda da UFN, a Janaína Falcão, mestre em Artes Visuais pela UFSM, o Fabrício Fortes, que já foi vencedor do Concurso Literário Felippe D’Oliveira, e o mais novo integrante do time, Homero Pivotto Jr, jornalista formado pela UFSM que, inclusive, já passou pela redação do Diário.
Um dos trabalhos que originou a nomeação foi a criação de uma campanha de lançamento para a websérie Sbørnia em Revista, concebida e dirigida por Hique Gomez, disponível no YouTube. A série ambientada na Sbørnia, fictícia ilha flutuante do espetáculo Tangos e Tragédias, remonta a atmosfera dos tradicionais programas humorísticos de TV.
Já na categoria Web Rádio e Rádio, quem representa o coração do Rio Grande é a Rádio Armazém, que na última edição do prêmio levou o segundo lugar de melhor web rádio do Brasil.
Para valorizar as mulheres artistas Fazer arte é resistir, mas ser artista em uma cidade do interior é um desafio maior. Longe do estereótipo da fama e glamour, ainda falta muita valorização da arte como profissão, e quem diz isso é a Camila Marques, atriz formada pela UFSM e integrante da Cia Retalhos de Teatro, que vive na pele os perrengues de atuar em Santa Maria. Ao longo dos 10 anos em que estuda e trabalha na área, já teve até que entrar com um processo para cobrar pelo trabalho que foi contratada, porque queriam dar a ela o cachê de um suco e pão.
Durante a pandemia, com todos os trabalhos presenciais cancelados, ela viu nas redes sociais uma alternativa para se reinventar. Foi aí que ela lançou no próprio Instagram @iamcamilabm um quadro chamado O Satanás Disfarçado de Crush, um monólogo que ela já tinha apresentado antes sobre feminismo e “boys lixos”. Só que ela ainda seguia inconformada com o que andava ouvindo por aí, de que Santa Maria não tem cultura, e resolveu não só falar, mas também mostrar. Nasceu então o projeto de lives Mulheres Artistas, que convida atrizes da cidade para bater um papo sobre o cenário.
A conversa já contou com as atrizes Gabrielle Heinz, egressa da UFSM que trabalha como palhaça em uma companhia de Santa Catarina, Échelen Vaz, também formada pela UFSM que se “vira” em outros empregos para continuar investindo na carreira das artes, e Bruna Lima, que não concluiu o curso de Artes Cênicas, mas usa o conhecimento adquirido em teatro e atuação no empreendedorismo. Os projetos continuam pela rede social, e nas próximas semanas deve conversar com mulheres também da fotografia, artes visuais e música, entre outros.
Quando o som bate no peitoQuem já teve a oportunidade de ver de perto o show de um ídolo, sabe que a música atravessa olhos e ouvidos e bate direto no coração. O escritor Márcio Grings, que acompanha há tempos shows internacionais em Porto Alegre, resolveu compilar 34 de suas centenas de resenhas no livro Quando o Som Bate no Peito.
Os relatos são impressões e informações sobre grandes artistas, como Black Sabbath, Bob Dylan, Blackberry Smoke, Glenn Hughes, Elton John e Stones. A obra, além de ser um prato cheio para apaixonados por música, é também encantadora com cliques dos shows captados por 18 fotógrafos ao longo dos últimos 10 anos.
Os leitores serão ainda agraciados com um plus: no livro também haverá QR codes que vão dar acesso a mais imagens, vídeos e playlists exclusivas. O livro vai entrar em pré-venda a partir da terça-feira pelo site memorabiliastore.com.br.
Cores no PerauA Estrada do Perau, que liga Santa Maria a Itaara, é um ponto turístico de encher os olhos e ficará ainda mais linda. É que até o final deste mês, as prefeituras dos dois municípios vão selecionar artistas para transformar os muros dos três mirantes com pinturas, semelhante ao que foi feito no Parque Itaimbé.
Exposição na Avenida Rio Branco conta história de Santa Maria em fotos
Nos últimos dias, foram realizadas limpezas e manutenção do local pelo poder público. Aliás, em junho de 2019, o Grupo Escoteiro Socepe fez uma bela iniciativa de limpeza durante uma edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica. Na época, crianças e jovens, de 7 a 21 anos, deixaram a parede branquinha, uma tela pronta para ser pintada. Agora, com o cenário limpo de novo, a gente não vê a hora de ver a arte expressa na paisagem.
Novidade musicalO rapper Saucero, que também integra o coletivo BLVCK mob, divulgou, na última, semana a nova música Billy The Kid, com clipe gravado em Santa Maria.
O trabalho conta com a participação de Bimo Antidote e Mica, e fala que é preciso estar com a mente sempre em movimento “para não cair nos devaneios da vida e ficar estagnado”, como diz o artista. Com a paixão por histórias de faroeste passadas pelo pai, Saucero faz referência, no título da música, ao ladrão de gado do Velho Oeste, que viveu entre os anos de 1858 a 1881 nos Estados Unidos.
O lançamento está no YouTube e nas principais plataformas musicais.