Arrecadação de plásticos

Sabe aquela garrafinha de plástico que você joga fora? Ela pode ser reutilizada

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Marcelo Oliveira (Diário)

Sabe aquela embalagem plástica que você joga no lixo? Sim, a embalagem da água, refrigerente ou produto de limpeza! Ela pode ser reaproveitada. Com o objetivo de reciclar o material, os acadêmicos do curso de Design da Universidade Franciscana (UFN) arrecadam materiais até a sexta-feira (veja abaixo onde levar). Qualquer pessoa pode levar o material até o campus e ajudar na campanha, além de reduzir a produção de lixo. A campanha de arrecadação de embalagens plásticas ou polímeros (micropartículas encontradas no plástico) é desenvolvida pela disciplina extensionista de Projeto Integrado I e conta com o apoio da comunidade na doação dos materiais. 

COMO AJUDAR
A arrecadação ocorre no hall do prédio 16 do conjunto III da UFN (entrada pela Silva Jardim ou Andradas em frente ao Costa Dourada), permitindo que toda a comunidade santa-mariense participe. Os acadêmicos são orientados pelos professores Roberto Gerhardt e Daniele Dickow Ellwanger do curso de Design. A realização da atividade é em parceria com o projeto de pesquisa e extensão Ciência e Tecnologia do Plástico: Um argumento para construção de espaços colaborativos de ensino e da abordagem de práticas sustentáveis na educação básica, coordenado pela professora Janilse Nunes e demais docentes da instituição, que convidaram a turma para auxiliar na parte de produção. 

Ao longo do projeto de extensão, a Escola Municipal Nossa Senhora Perpetuo Socorro foi incluída para ser beneficiada com as produções resultantes do trabalho. De acordo com o professor Roberto Gerhardt, o papel dos acadêmicos neste projeto é desenvolver um produto/ protótipo que possam ser aplicados didaticamente na escola. Os estudantes ainda devem planejar em que o plástico reciclado será transformado. 

TIPOS DE PLÁSTICO PARA DOAÇÃO 
Podem ser doados plásticos do tipo: PET, PEAD e PP ou numerados em 1, 2 e 5. Entenda o que é cada um: 

  • PEAD: mais rígido e opaco, sendo bastante resistente ao impacto e materiais químicos, tem a particularidade de ser resistente à grande variação de temperaturas e à maioria dos químicos, sendo por isso muito utilizado no engarrafamento de produtos de higiene e limpeza
  • PET: é um plástico transparente, inquebrável e leve. Facilmente reciclável, é usado nas tradicionais garrafas de água mineral e nas fibras têxteis
  • PP: material leve, maleável e resistente. É muito utilizado em embalagens, brinquedos e brindes
  • A numeração pode ser verificada também na parte de baixo das embalagens 

ARRECADAÇÃO

  • Quando: até 5 de novembro
  • Onde: no Hall do Prédio 16, no conjunto III da UFN

O COMEÇO

A turma realizou uma visita anteriormente na escola e, em um primeiro contato, identificaram a realidade da instituição. De acordo com o professor foi possível detectar a necessidade de materiais usados em sala de aula. Sendo assim, a turma caminha para desenvolver um produto que possa ser usufruído pelos alunos no cotidiano. 

- O objetivo é colocar os alunos em processos que isso possa ser depois um espaço maker (espaço para estimular a criatividade) dentro da escola municipal, e que isso possivelmente possa trazer renda para a escola, além do conhecimento dos alunos, onde a gente pensa que isso amanha ou depois possa ser replicado para outras instituições - comenta Roberto. 

Tertúlia Nativista, espetáculos de música, teatro e dança no Treze de Maio em novembro

- Essa disciplina nos faz desenvolver um produto para sociedade então é bastante gratificante fazer um trabalho que vai ser usado por terceiros em uma escola -, relata o acadêmico do 6º semestre de Design, Thomas Sasso.

Segundo Thomas, o processo de reciclagem é extremamente importante. Para ele, ações como essa incentivam outros alunos da universidade a fazerem seleção dos plásticos, pois isso ajuda a fazer a seleção numérica do material (número encontrado nas embalagens, como da foto abaixo) que encontram-se no próprio resíduo. Com cada número, os pesquisadores conseguem identificar o tipo, a origem e de que um plástico é feito. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">


* Colaborou Emanuely Guterres



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pesquisa mostra quais são os nomes mais escolhidos para os bebês em Santa Maria Anterior

Pesquisa mostra quais são os nomes mais escolhidos para os bebês em Santa Maria

Próximo

Fim de feriadão é sinônimo de movimento nas rodovias estaduais e federais

Geral