solidariedade

Sábado teve serviços gratuitos para os santa-marienses no CDM

Camila Gonçalves


Foto: Charles Guerra (Diário)
Ação Social da Igreja do Evangelho Quadrangular no CDM

Centenas de pessoas tiveram a chance de ter acesso a serviços de saúde, estética, confecção de CPF, consulta ao INSS, entre outros, neste sábado em Santa Maria. Durante todo o dia, a ação social "Santa Maria, cuidando de você" foi realizada no Centro Desportivo Municipal (CDM). A iniciativa foi da Igreja do Evangelho Quadrangular, com a parceria do Exército Brasileiro, prefeitura de Santa Maria, e instituições privadas. Quem foi até o local, pôde consultar advogados, realizar exames, buscar informações sobre aposentadoria, e ainda cuidar da beleza, tudo isso de graça.

Mercado Público de Santa Mara abriu as portas para a população neste sábado

De acordo com a coordenadora do projeto, Raquel Silveira, no ano passado, um evento do Dia Internacional da Mulher com a mesma proposta foi realizado na Praça do Mallet, no Bairro Passo D'Areia, onde foram atendidas mais de 5 mil pessoas. A expectativa para o evento deste ano era que fossem oferecidos serviços para cerca de 4 mil pessoas.

A novidade desta edição foi a presença do Projeto Margarida, um ônibus da Igreja do Evangelho Quadrangular que viaja o país oferecendo serviços de mamografia e eletrocardiograma. A estrutura veio de Minas Gerais com os técnicos que realizam os exames. Os resultados são avaliados por um médico daquele Estado. As mulheres que precisam de tratamento são informadas pela equipe local da igreja e têm auxílio no encaminhamento após o diagnóstico. O mesmo acontece com a unidade móvel odontológica, que veio de São Paulo para atender os santa-marienses.


Foto: Charles Guerra (Diário)

Os eletrocardiogramas e mamografias foram ofertados também a pessoas encaminhadas pela Secretaria de Saúde do município, que aguardavam os testes pela rede pública, na fila de espera do Sistema único de Saúde (SUS). A doméstica Eva Francisca Vieira, 66 anos, foi uma delas. Moradora do Centro, ela foi avisada pelos servidores da Policlínica Central José Erasmo Crossetti, na Floriano Peixoto, que poderia fazer os exames no evento.

- Gostei muito do atendimento. Vim fazer mamografia, aproveitei e fiz o eletro - relatou Eva.

Já Carmem Corin Lara, 57 anos, contou que estava com os exames em dia e que foi mesmo aproveitar para cuidar do visual.

- Na saúde está tudo resolvido, então vim arrumar o cabelo. Depois ainda quero fazer a unha - disse a aposentada.

Cerca de 150 voluntários, entre membros da igreja e das entidades de apoio trabalharam para atender os santa-marienses. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria terá grupo de apoio a sobreviventes do suicídio Anterior

Santa Maria terá grupo de apoio a sobreviventes do suicídio

Estudantes arrecadarão agasalhos na Praça Saldanha Marinho neste sábado Próximo

Estudantes arrecadarão agasalhos na Praça Saldanha Marinho neste sábado

Geral