Iluminação Pública

Ruas que seriam iluminadas em janeiro seguem sem luz em Santa Maria

Mariana Fontana

"

Maio já passou da metade, e um problema que deveria ter sido resolvido em janeiro ainda incomoda muita gente em Santa Maria. Todos os pontos que apresentavam deficiência na iluminação pública seriam consertados, conforme promessa da prefeitura e da empresa responsável pelo serviço. De sete visitados pelo "Diário" em março e revisitados nessa semana, quatro seguem do mesmo jeito. A seção "Tem Conserto?" no site do jornal, recebeu, desde janeiro, cerca de 52 reclamações referentes a falta de luz em ruas da cidade. E, até agora, dos 2 mil novos pontos de luz para a cidade, prometidos até julho, nenhum foi instalado.

Em março, as ruas Pedro Santini, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, a Rua Doutor Bozano, no entorno da Praça Saturnino de Brito, no Centro, e a Rua Linha Velha da Fronteira, no bairro Rosário estavam um breu só. Agora, as três têm energia. Mas a situação é diferente em outros quatro locais percorridos pela reportagem (veja quadro). No bairro Camobi, a Rua Júlio De Ávila Dutra permanece no escuro. De acordo com a aposentada Ladi Fontoura Espinosa, 67 anos, a luz acende quando quer:

— Desde março, eu reclamo. Já tenho protocolo, já liguei pra prefeitura. O poste, às vezes, até acende, mas depois das 19h, a gente fica no escuro.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, em locais como a rua onde mora Ladi, o problema é que a extensão da rede não atinge toda a totalidade da rua e, por isso, não há capacidade para gerar iluminação. Tubias afirma que o município já projeta a realização de uma nova licitação para expandir a rede de energia em diversos pontos da cidade:

— Vamos contratar a empresa para suprir essa demanda, só ainda não existe um prazo pra que isso aconteça.

Vandalismo é o problema

Ainda segundo o secretário, diversos locais, como o pórtico de entrada da cidade, próximo à Base Aérea, já receberam reparos na iluminação, mas os cabos de energia acabam sendo furtados. Situação que se repete no túnel da Avenida dos Ferroviários. Segundo ele, esse é um dos principais problemas e que fazem a iluminação pública não ser mais eficiente na cidade.

Ainda de acordo com Tubias, os novos pontos não foram instalados pois as equipes ainda fazem o levantamento da capacidade técnica dos locais. O secretário garantiu que o trabalho de colocação de novos pontos deve começar nesta semana.

Atendimentos em números

A empresa Quantum Energia Elétrica, que assumiu o serviço de iluminação pública em novembro passado, afirma que cerca de nove equipes trabalham nos reparos da rede de energia em Santa Maria e nos distritos. Segundo o supervisor de construção e manutenção, Israel Virgilio, 5.211 reparos foram feitos no mês de março. Entre os pedidos, as equipes realizaram a troca de lâmpadas, de reatores, de luminárias e de interruptores.

Virgilio afirma que a empresa aguarda o levantamento feito pela secretaria de Infraestrutura sobre quantos pontos permanecem sem luz na cidade.

Entre as promessas da empresa, estava a melhora do serviço também nos distritos de Santa Maria. O supervisor garante que em Arroio do Só, Pains, Boca do Monte, São Valentim, Passo do Verde, Arroio Grande e Palma os serviços de manutenção já foram concluídos e 460 pontos receberam reparos. No entanto, nenhum local recebeu novas instalações. Já em Santa Flora e Santo Antão, Virgilio afirma que os serviços seguem sendo feitos.

Para fazer reclamações

Quem tiver reclamações sobre iluminação pública, deve entrar em contato pelo (55) 3222 0733, em horário comercial, ou através do site santamaria.rs.gov.br/secao/minhaluz. Quando o serviço solicitado for troca de lâmpada, a empresa tem até 48h para realizar a manutenção.


<"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trânsito está em meia pista na BR-158 em Itaara

Próximo

Dono de agência de turismo de Santa Maria é suspeito de estelionato

Geral