Diário nos Bairros

Rua do Bairro Nova Santa Marta sofre com os buracos 

A Rua dos Beija-Flores fica no Bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria, e, segundo os moradores, há anos está em péssimas condições. Além da dificuldade de deslocamento pela via, que está toda esburacada, os moradores das imediações sofrem com a poeira que toma conta das casas, sobretudo em dias de seca intensa. Já em dias de chuva muito forte, o problema fica por conta das pedras que são empurradas rua abaixo com a força d'água. Isso faz com que a rua fique ainda mais cheia de buracos.

_ Quase ninguém consegue passar aqui pela rua. Tem pessoas que são cadeirantes e precisam fazer a volta na Rua Manoel Mallmann Filho para poder se deslocar _ reclama Celina Maria da Silva Oliveira, 73 anos, e há 23 anos mora na Vila 10 de outubro, por onde passa a Beija Flores.

Semana começa com frio e termina com muito calor

Para se ter uma ideia da dificuldade de trânsito no local, enquanto a equipe de reportagem do Diário percorria a rua, um motorista tentou subir a via, mas devido aos buracos, precisou voltar. Com o caminhão de lixo não é diferente: os motoristas têm dificuldade de chegar ao fim do trajeto previsto no cronograma:

Pedras dificultam a passagem também dos moradores Foto: Charles Guerra / New Co

- Os lixeiros vêm, colocam as sacolas em montes na rua e demoram para voltar, porque precisam vir a pé. Na maioria das vezes, quando eles vêm recolher, os cachorros já rasgaram tudo. Nesses casos, além de acumular lixo, fica um mau cheiro terrível. Eles também não conseguem terminar de fazer o trajeto aqui em razão do estado da rua - afirma um morador , que há mais de 20 anos vive no local e que pediu para não ser identificado. 

E o problema não se restringe aos veículos. Famílias que utilizam carinho de bebê, por exemplo, também enfrentam grandes dificuldades de deslocamento. 

Outra reclamação dos moradores é que uma rua próxima foi asfaltada e, na época, a vizinhança achou que também seria contemplada com a obra.

Moradores do Tancredo Neves reclamam de lixo em arroio

_ Ficou só na promessa. Eles não voltaram aqui, só faltava asfaltar 150 metros de rua. Mas eles alegam que não tem verba _ reclama Celina.

BURAQUEIRA: Rua dos Beija-Flores tem muitos buracos e pedras soltas, o que prejudica o trânsito de veículos pelo local Foto: Charles Guerra / New Co

ESGOTO A CÉU ABERTO

Além dos problemas estruturais da rua, há cinco anos, os moradores convivem com o esgoto a céu aberto que corre pela via. O cheiro ruim e os riscos para a saúde da comunidade incomodam os moradores. De acordo com vizinhos, eles acreditam que o conserto não demoraria a ser providenciado, mas os canos que iriam substituir a  estrutura com problemas estão na calçada, quebrados e depredados. 

Cineclube e mais 11 opções para curtir a segunda em Santa Maria 

ÁREA DE LAZER

A Vila 10 de Outubro também tem uma área verde, que recebe manutenções constantes da própria vizinhança. Mas as goleiras do campinho de futebol do local estão enferrujadas e já não têm mais as redes. Segundo os moradores, mais de 20 pedidos de limpeza da área e de pavimentação da rua já foram entregues junto à prefeitura.  

HISTÓRIA

Até 1990, o Bairro Nova Santa Marta se chamava Fazenda Santa Marta e era uma área particular. Em 1991, famílias começaram a ocupar o local e, segundo o IBGE, em 2010, mais de 12,7 mil pessoas moram no bairro, formado pelas vilas Marista I e II, 7 de Dezembro, Alto da Boa Vista, Núcleo Central, Pôr do Sol, 18 de Abril e 10 de Outubro.

UFSM abre inscrições para 244 vagas em cursos gratuitos de línguas estrangeiras

O QUE DIZEM A PREFEITURA E A CORSAN

Sobre os buracos - De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, no final de julho, 54 ruas no Alto da Boa Vista, incluindo a Rua dos Beija-Flores, foram patroladas e compactadas.

Sobre o campo de futebol - O local consta como área verde do município, por isso, não é equipado com a estrutura que compete a uma área de esporte e lazer. Conforme o superintendente de Praças, Parques e Jardins, Ivo Cunha, foi feita uma vistoria no local na última terça-feira, a grama está cortada, e os restos de árvores que estão  depositados no terreno serão recolhidos nos próximos dias.

Sobre o esgoto - Conforme o engenheiro Luiz Pedro Sangoi Londero, da Corsan, durante uma vistoria realizada no local, foi constatada obstrução do esgoto. Nos próximos dias, uma equipe irá ao bairro providenciar a desobstrução. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia acredita que vítimas de homicídios foram mortas por desavenças

Próximo

Escolas municipais aguardam reparos de emergência

Geral