chuvarada

Rio Vacacaí está 7 metros acima do nível normal no Passo do Verde

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Manoel Ernani Figueiredo (Arquivo Pessoal)/

Os reflexos da chuva que atingiu Santa Maria nesta semana continuam a ser sentidos. No balneário Passo do Verde, no Distrito de Passo do Verde, o Rio Vacacaí está 7 metros acima do nível normal. Algumas famílias, por precaução, já deixaram suas residências, e uma equipe da Defesa Civil deve voltar ao balneário na sexta-feira pela manhã para averiguar a situação.

Seis escolas têm aulas suspensas devido ao temporal em Santa Maria

Também na sexta, uma nova vistoria será feita pelos técnicos da prefeitura na ponte da Rua Irmã Dulce, no Bairro Renascença, em que parte da cabeceira cedeu ainda na quarta-feira, em função do rompimento de uma tubulação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). No local, somente veículos de passeio e pedestres podem passar. Veículos de grande porte, como ônibus e caminhões, estão proibidos de trafegar.

Bombeiros resgatam idosa e oito animais que estavam ilhados

Durante a quinta-feira, a Defesa Civil fez a distribuição de lonas para as cerca de 50 famílias que tiveram as casas destelhadas na cidade. Pela tarde, a equipe foi até os bairros Caturrita, São José e Diácono João Luiz Pozzobon para fazer a distribuição do material. Apesar dos estragos, não há desalojados nem desabrigados. 

FOTOS: Rio Santa Maria está 5,48 metros acima do nível em Rosário do Sul

Segundo Adão Lemos, coordenador da Defesa Civil, as localidades mais atingidas em Santa Maria são a Vila Ecologia, a Vila Ipiranga, a Vila Tropical, o Jockey Clube, os bairros Tomazetti e São José. O Bairro Camobi, que havia sido mais atingido pelo vento, já foi atendido e a situação está sob controle.

O Corpo de Bombeiros deve fazer o corte de algumas árvores que ficam no pátio da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h, que correm o risco de cair na Rua Padre Júlio Sacheti, no Bairro Perpétuo Socorro, pela sexta-feira. Na tarde de quinta, a Secretaria de Meio Ambiente esteve no local e autorizou o corte das árvores para evitar um possível desmoronamento, que pode vir a atingir as residências.

Já a Secretaria de Saúde divulgou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Joy Betts segue com os atendimentos suspensos, pois sofreu destelhamento devido ao temporal. 

A RGE informou que trabalha na recomposição da rede e que, em todo o Estado, 95 mil clientes ainda estavam sem luz até o início da noite de ontem. No entanto, a concessionária não repassou dados de clientes sem energia elétrica na Região Central.

DOAÇÕES

A prefeitura informou que as sedes da Defesa Civil (Rua Boa Vista, 50, Bairro Pinheiro Machado) e da Guarda Municipal (Rua Sete de Setembro, 910, Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) estão abertas para receber doações que serão destinadas para as famílias atingidas em Santa Maria. Entre o que é mais necessário, estão colchões, roupas e alimentos não perecíveis.

Contatos de emergência

  • Defesa Civil Municipal - (55)  3222-5192 
  • Central Municipal de  Monitoramento 24h - 153 
  • Defesa Civil Estadual - (51) 3210-4219 ou 199 
  • Corpo de Bombeiros - 193

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

52 vagas de empregos para esta quinta-feira em Santa Maria Anterior

52 vagas de empregos para esta quinta-feira em Santa Maria

Próximo

Seis escolas têm aulas suspensas devido ao temporal em Santa Maria

Geral