Revitalização da Praça Saldanha Marinho deve beneficiar o comércio em Santa Maria

Eduarda Costa

Revitalização da Praça Saldanha Marinho deve beneficiar o comércio em Santa Maria
Foto: Nathália Schneider (Diário)

Mais uma obra de revitalização começa a ser implementada no centro de Santa Maria. Conquistada por meio de uma contrapartida da Construtora Jobim com a prefeitura, a Praça Saldanha Marinho deverá ser completamente reformada neste ano. As obras se iniciaram na terça-feira (17), com equipes realizando a avaliação do subsolo. A expectativa dos moradores é um local bonito para momentos de descanso e lazer, e para os lojistas é que a modernização do Centro traga maior fluxo de pessoas, valorizando o setor produtivo.

A expectativa da população

Atualmente, a praça oferece um espaço tranquilo de sombra no centro da cidade, mas já teve dias melhores no passado. Com a falta de bancos de um lado, os moradores se amontoam nos canteiros dos jardins, enquanto os demais trafegam pelas calçadas desniveladas. Entre os atrativos, dois dos cartões postais da cidade: o coreto e o chafariz. Este último, considerado patrimônio histórico e cultural do município, mas que, apesar da revitalização em 2018, o funcionamento do sistema hidráulico fica apenas na memória dos santa-marienses. Entre quem usufruía do local, está o autônomo Vanderlei Pinheiro Antunes, 61 anos, que relembra a principal função do monumento:

– Trabalho aqui perto e quando venho de casa dou uma paradinha aqui para descansar. Acho que precisa melhorar, o chafariz está todo seco, não tem mais nada aqui como antigamente tinha e era a coisa mais linda, a gente olhava escorrer a água. Acho que a reforma vem para todos nós.

Já para o casal Neiva Tereza Herner, técnica de enfermagem de 56 anos, e Cezar Gomes Belmonte, motorista de aplicativo de 50 anos, a segurança e as condições do piso são os motivos que mais preocupam. Por morarem nas proximidades, costumam trazer as crianças para andar de bicicleta, ee o estado de conservação preocupa.

– Precisa mudar bastante coisa, o piso está bem feio. Fiscalização também, a gente precisa muito, de noite é bem perigoso aqui – afirma Neiva.

Também moradora do centro da cidade, a aposentada Sidinei Correia, 74 anos, costuma fazer as caminhadas no local e sugere adaptação para aproveitar a praça nos dias de chuva:

– Acho que seria bom se fizessem uma “grutinha” para a gente parar nos dias de chuva, eu também gostaria de uns canteiros com flor, para ficar bem bonitinho.

Para o comércio

Com a praça revitalizada, oferecendo conforto e um local bonito, a expectativa é que aumente o fluxo de pessoas e a estadia daqueles que procuram o centro da cidade, o que deve favorecer principalmente o comércio. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Marcio Rabelo, afirma que a entrega das duas obras, da praça junto ao Calçadão Salvador Isaia, será um “divisor de águas” na história da cidade.

– A revitalização da Praça Saldanha Marinho, combinada com o novo Calçadão, vai tornar o centro da cidade mais convidativo às famílias. Ou seja, um centro bonito, limpo, organizado e seguro. Com toda a certeza trará incremento econômico a curto prazo ao nosso comércio. Essas obras têm tudo para transformar o centro da cidade naquilo que não só os lojistas locais sempre desejaram, mas todo o setor produtivo e também a sua população.

A tentativa de criar pontos turísticos no centro da cidade é vista com bons olhos também pelo vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Ribas. Em sua visão, os momentos de lazer propiciam a venda, uma vez que as pessoas teriam fácil acesso a todos os setores, sejam varejo ou alimentação, próximo a Saldanha Marinho:

– Temos exemplo de cidades que apostaram no turismo, criando esse ambiente de bem-estar, e viraram polos de comércio. Somos uma cidade com atrativo comercial, mas precisamos fazer com que as pessoas fiquem mais um pouco, e isso acontecerá quando propiciarmos bem-estar e lazer, e acabará alavancando mais coisas. O passeio favorece, a gente senta para tomar um chimarrão e acabamos comprando alguma coisinha no centro. Então vejo como muito produtivo, o passeio propicia o comércio, e vice-versa.

Construtura financia a obra

A revitalização da Praça Saldanha Marinho será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de R$ 1.267.610,61 por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. Os estudos para a elaboração do projeto da nova praça, localizada no centro de Santa Maria, foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.

Cronograma das obras

O primeiro passo para a obra de revitalização é uma avaliação do estado das galerias de esgoto e de escoamento da água pluvial no subsolo da região, o que começou a ser realizado nesta terça-feira (17). O trabalho é feito por equipes da prefeitura, no trecho entre a Casa de Cultura e os banheiros públicos. A atividade visa corrigir possíveis infiltrações existentes junto à galeria ou até mesmo substituição de parte das mesmas. As escavações devem começar somente após um parecer da RGE sobre a rede elétrica presente no subsolo do local.

Nestas etapas, é possível que caminhões façam as intervenções na praça, o que demandará atenção dos pedestres que circulam pelo local. À medida em que o serviço tiver andamento, serão feitas novas avaliações, semelhante ao que ocorre no Calçadão Salvador Isaia, ou seja, não se trata de um trabalho rápido.

Conheça a história de alguns dos pontos turísticos de Santa Maria escolhidos pelos leitores do Diário

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

BBB 23: festa com show de Anitta rende os primeiros beijos entre participantes Anterior

BBB 23: festa com show de Anitta rende os primeiros beijos entre participantes

Travessia Urbana de Santa Maria está entre as obras prioritárias para os 100 dias do governo Lula Próximo

Travessia Urbana de Santa Maria está entre as obras prioritárias para os 100 dias do governo Lula

Geral