dia do repórter fotográfico

Repórteres fotográficos do Diário falam sobre data e importância da profissão

18.398

A fotografia, que surgiu no século 19, só começou a ganhar espaço nas páginas dos jornais em 1880, quando o diário Daily Herald, de Nova York, publicou a primeira imagem em um periódico. O fato chamou a atenção dos leitores e, aos poucos, devido aos avanços tecnológicos, as fotografias ganharam cada vez mais espaço nos jornais. As imagens, que são uma parte importante da notícia, levando informação e, muitas vezes, emoção ao leitor, só existem graças ao trabalho do repórter fotográfico, que tem seu dia comemorado hoje, 2 de setembro.

Assine o Diário e ganhe uma garrafa térmica

Para celebrar a data, os repórteres fotográficos do Diário, Gabriel Haesbaert, Pedro Piegas e Renan Mattos, separaram importantes fotos de suas carreiras e compartilham relatos sobre a profissão.

RELATOS E FOTOS MARCANTES

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

"Escolher uma foto entre tantas que fiz durante todo o período em que cobri jornalismo pelo Diário de Santa Maria não é fácil. Diante de tantas pautas que realizamos diariamente, a dificuldade em escolher uma é gigantesca, porém, não há como deixar de ser uma imagem da editoria de Esportes, minha favorita. A fotografia escolhida é a do ídolo alvirrubro, camisa 10 e capitão do Internacional de Santa Maria, Chiquinho. A fotografia foi feita no empate do Inter-SM em 0 a 0 com o Cruzeiro, na estreia na Divisão de Acesso 2019. Sem dúvida, é um dos jogadores mais identificados com a torcida santa-mariense e que, por sua trajetória no clube, merece grandes fotografias. Vale destacar que, diante das diversas agressões que o repórter fotográfico sofre diante do exercício de seu trabalho, seguimos trabalhando para levar informação as pessoas. Aproveito o espaço e oportunidade para pedir prudência, equilíbrio e calma na hora de expor as opiniões contra uma classe que vem sendo alvejada por todos os lados há anos. Que vem sendo desvalorizada por conta dos discursos radicais, mas que tem, sim, grandes profissionais. Feliz Dia do Repórter Fotográfico a todos os colegas".
Gabriel Haesbaert

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

"A essência da profissão de repórter fotográfico é de contar histórias a partir de fotografias. Certa vez, ouvi de um dos grandes fotógrafos de que, por meio da fotografia, é possível conhecer mundos que talvez nunca imaginássemos conhecer. Por isso, acredito que é esse o papel do repórter fotográfico: mostrar e tentar mudar o local que vivemos por meio destes mundos e histórias diferentes de cada dia. A foto que escolhi é da Ana Cassiane Rodrigues Maia, uma criança de 11 anos, que teve suas aulas interrompidas por conta da pandemia. A própria menina resolveu ensinar as crianças da vizinhança ao montar 'uma sala de aula improvisada e ao ar livre' em frente à casa onde mora, na região norte de Santa Maria".
Pedro Piegas

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

"Acredito que escolhi o jornalismo e a fotografia pela possibilidade de ouvir e viver histórias. A profissão de repórter fotográfico me ensina diariamente a ver o mundo, a retratar realidades e a entender um pouco da minha relação com a vida. A fotografia, por si só, é uma janela do mundo, pequenos recortes do tempo. Sobretudo, acredito no poder de mudar e mostrar realidades com a minha profissão, esse é o meu maior motivador. Escolhi uma foto que produzi esse ano, durante a uma visita de algumas horas ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) para ilustrar isso. Acredito que de alguma forma essa fotografia representa a vontade de mudança de realidade e a fé por dias melhores. Afinal, muito da fotografia acontece fora das câmeras, no diálogo e na capacidade de ouvir histórias sem julgamentos".
Renan Mattos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Fechado desde março, Cemitério Ecumênico não tem data para reabrir

Assine o Diário e ganhe uma garrafa térmica Próximo

Assine o Diário e ganhe uma garrafa térmica

Geral