
Foto: Renan Mattos (Diário)
Em encontro de comandantes da Brigada Militar (BM), nesta terça-feira, em Santa Maria, o subcomandante geral da coporação, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, informou que a Região Central deverá receber, neste mês, reforço de 50 a 60 policiais no efetivo. Dos novos soldados, que se formaram neste ano, foram designados três para a região, que chegaram segunda-feira ao Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPOC).
82 novos policiais militares irão reforçar efetivo na região
Ainda assim, o número não é uma certeza e fica abaixo do esperado. Em julho, o comando local informou que seriam 82 profissionais, dias depois, a Secretaria Estadual de Segurança passou que seriam pelo menos 28 policiais militares.
Além disso, a estimativa também é menor do que para outras cidades e regiões. Pelotas e a Zona Sul devem receber cerca de 150 profissionais para ampliar o efetivo, junto ao 5º Batalhão de Choque, que deve ser instalado em setembro. Para a Serra Gaúcha são esperados mais de 260 profissionais, que também terá a criação do 4º Batalhão de Choque.
81 novos policiais militares que virão para região se formaram
TRANSFERÊNCIAS
Coronel Andrade explica que a Região Central, principalmente a cidade de Santa Maria, é o local mais solicitado nas transferências dos profissionais da BM. Ele diz que com a formatura de 1.970 novos soldados no Estado, neste ano, será possível atender as requisições:
- Temos mais de 400 pedidos para lotação para Santa Maria e Região Central. Não será possível atender a todos, mas com os novos soldados vamos conseguir levar para a região profissionais que aguardam há seis ou sete anos. Já os novos serão alocados nas demais regiões. Este é o ônus de ser novato - conta o subcomandante geral da BM.
VÍDEO: cidades da região devem receber reforço de policiais militares
Entretanto, coronel Andrade diz que as prioridades para recebimento do efetivo serão cidades como Restinga Sêca e Júlio de Castilhos, que possuem efetivo reduzido ou com profissionais indisponíveis por licenças. As transferências devem ser concluídas até o final de agosto.
No encontro de comandantes, também foram debatidos alinhamentos operacionais e técnicos com 60 chefes da Brigada Militar do Estado.