Passados quase quatro meses do começo do segundo mandato do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), a gestão tucana apresentou a conclusão de um processo iniciado, ainda ao fim do pleito do ano passado, a reforma administrativa. Ela foi feita a várias mãos. O chefe do Executivo municipal deu uma missão muito clara ao vice-prefeito e fiel escudeiro dele, Rodrigo Decimo (PSL): dar enfrentamento à burocracia. Uma chaga que engessa processos internos e trava investimentos externos. Foi pensando em dar uma cara menos amarrada e mais alinhada à iniciativa privada, onde Decimo se “criou”, que o empresário e engenheiro civil, formado pela UFSM, tenta replicar com sucesso os caminhos, mais curtos e menos morosos, junto à máquina pública.
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Com a experiência de vir “do outro lado do balcão”, Decimo foi o engenheiro desse processo que contou com operários do primeiro e do segundo escalões na construção do que possa representar uma reengenharia moderna e próxima aos anseios da sociedade, que espera por mais eficiência do Executivo. Na sexta-feira, o governo anunciou o último capítulo de uma reforma iniciada e realizada com discrição e, também, com lentidão. A demora, em parte justificada pelo momento pandêmico, observa a necessidade de optar por soluções caseiras.
COMO FICOU
Dos 22 secretários do governo Pozzobom, o único nome que “chega” ao paço é o de Juliano Soares (PSDB), que é vereador e que abre espaço para a ida da suplente pastora Lorena, também tucana, ao Legislativo.
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Soares assume a Secretaria de Habitação. Ainda que não tenha sido anunciado, nesta leva da reforma, Gilvan Ribeiro já havia sido alçado à condição de secretário de Esportes, uma vez que o irmão dele, o vereador Givago Ribeiro (PSDB) declinou de ir para a prefeitura. Ainda que não seja na condição de secretário, um nome novo é o do chefe de gabinete do vice-prefeito, função a ser exercida por Alvaro Barreto Lisboa.
ATRIBUIÇÕES
No entanto, quatro integrantes do governo terão papéis e funções novas. São eles: Guilherme Cortez foi da Casa Civil e, agora, assume a Procuradoria Jurídica; Tiago Sanchotene (vice-presidente do Iplan) e estará à frente da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Informação (TI); Ewerton Falk deixa o Desenvolvimento Econômico para o desafio de “tocar” a super a Secretaria de Licenciamento e Desburocratização; e Alexandre Lima sai do Gabinete de Governança, agora extinto, para assumir a chefia de Gabinete do prefeito.
Outros 10 nomes foram mantidos nas funções que já exerciam no primeiro governo Pozzobom. O destaque fica para a aposta no quarteto, considerado do núcleo-duro, composto por Carolina Lisowski, Guilherme Ribas, Lucia Madruga e Rose Carneiro.
Foram alçados ao protagonismo Ticiana Fontana, que deixa de ser adjunta para a titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Michele Antonello sai de “número 2” da Secretaria de Finanças para comandar a pasta; Ramiro Guimarães, braço forte de Pozzobom, que era superintendente de Comunicação é, agora, secretário de Comunicação. Wagner da Rosa, que estava na condição de interino da Secretaria de Infraestrutura, passa a ser o titular. E João Chaves, que já foi secretário de Desenvolvimento Social no primeiro mandato, volta à pasta, após não ter sido eleito vereador no pleito de 2020.
LOTEAMENTO
Nesta reforma, ao menos, no primeiro escalão não houve a colocação de nomes vindos da política ou de partidos que apoiaram Pozzobom na eleição do ano passado. A reportagem apurou que partidários e siglas devem ser contempladas com cargos em comissão (CCs) no segundo e terceiro escalões. PSDB e DEM, nesta reforma, são os partidos que saem com mais espaço dentro do governo. Ainda assim, agora, resta saber a fatia, será dada, ao PTB, PTC, Podemos, Republicanos e PSL.
A LISTA DOS NOMES DA GESTÃO
QUEM CHEGA NO GOVERNO
Nome – Alvaro Barreto Lisboa
Função – Chefe do Gabinete do vice-prefeito
Idade – 54 anos
Currículo – Professor de Filosofia formado pela UFSM com experiência de mais de 30 anos nas áreas de Sociologia, Ética e Relações Humanas
Nome – Gilvan Ribeiro
Função – Secretário de Esporte e Lazer
Idade – 31 anos
Currículo – Formado em Jornalismo pela Universidade Franciscana (UFN) e graduando em Psicologia pela UFSM, é cofundador da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena), com projeto esportivo, social e ambiental no Bairro Campestre há 10 anos. Canoísta, foi atleta olímpico nos Jogos do Rio 2016 e medalhista no Pan-Americano de Guadalajara, em 2011, e de Toronto, em 2015
Nome – João Chaves
Função – Secretário de Desenvolvimento Social
Idade – 47 anos
Currículo – Formado em Gestão Pública pela Uninter e em Teologia pelo Instituto Bíblico da Assembleia de Deus no Amazonas (IBADAM). Foi vereador de Santa Maria por dois mandatos. Atuou como secretário municipal de Desenvolvimento Social em 2017. Em 2019, voltou à titularidade da pasta. É acadêmico de Direito da Faculdade Palotina (Fapas)
Nome – Juliano Soares da Silva
Função – Secretário de Habitação e Regularização Fundiária
Idade – 43 anos
Currículo – Advogado, formado em Direito pela Unicruz, com mais de 20 anos de experiência profissional na área. Vereador com passagens pela diretoria legislativa da Câmara Municipal e, também, já atuou como delegado regional da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social
QUEM TERÁ NOVAS FUNÇÕES
Nome – Alexandre Lima
Função – Chefe do Gabinete do Prefeito
Idade – 49 anos
Currículo – Formado em Administração pela UFSM com pós-graduação em Auditoria Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), já tendo atuado como controlador-geral do Município
Nome – Ewerton Falk
Função – Secretário de Licenciamento e Desburocratização
Idade – 52 anos
Currículo – Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com MBA em Gestão Empresarial e mestrado em Políticas Sociais e Direitos Humanos. Também é empresário e vinha atuando como secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da Prefeitura de Santa Maria nos últimos quatro anos
Nome – Guilherme Cortez
Função – Procurador geral do Município
Idade – 28 anos
Currículo – Advogado, formado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) e especialista em Direito Administrativo. Já atuou como secretário de Gestão e Modernização Administrativa, chefe da Casa Civil e secretário de Finanças
Nome – José Antonio de Azevedo Gomes
Função – Secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
Idade – 57 anos
Currículo – Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, com especializações em Recursos Hídricos e Mecânica dos Solos. Atuou como secretário executivo do Consócio Águas da Serra, foi vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Central, entre outras funções públicas
Nome – Marco Mascarenhas
Função – Secretário de Administração e Gestão de Pessoas
Idade – 38 anos
Currículo – Advogado, formado em Direito pela Universidade Franciscana (UFN), com pós-graduação em Administração de Empresas e MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de já ter atuado como procurador jurídico da Câmara de Vereadores de Santa Maria e scomo subchefe da Casa Civil da Prefeitura de Santa Maria
Nome – Michele Antonello
Função – Secretária de Finanças
Idade – 41 anos
Currículo – Formada em Administração pela UFN, é servidora de carreira do Município há 15 anos e, também, já atuou como chefe de gabinete da Casa Civil e secretária adjunta de Finanças
Nome – Ramiro Eisinger Guimarães
Função – Secretário de Comunicação
Idade – 39 anos
Currículo – Formado em Jornalismo pela UFSM, com especialização em Comunicação Midiática. Tem mais de 15 anos de experiência profissional com atuação em áreas como jornalismo impresso, radiojornalismo, assessoria de imprensa, comunicação coorporativa e marketing político. Atua na prefeitura desde 2017, nas funções de superintendente de Comunicação e de assessor superior
Nome – Tiago Sanchotene
Função – Secretário de Inovação e Tecnologia da Informação (TI)
Idade – 32 anos
Currículo – Empresário na área de tecnologia, presidente do Parque Tecnológico de Santa Maria e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, investidor de startups e mentor de novos negócios. Já atuou como assessor técnico na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado e foi diretor do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs)
Nome – Ticiana Fontana
Função – Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Idade – 44 anos
Currículo – Formada em Jornalismo pela UFSM, com curso de Gestão de Pessoas pela FGV, além de ser empresária na área da comunicação. Também atuou como editora de Economia e Política do jornal Diário de Santa Maria, entre 2012 e 2017, e secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação
QUEM PERMANECE NOS CARGOS
Nome – Carolina Lisowski
Função – Controladora e auditora geral do Município
Idade – 34 anos
Currículo – Formada em Letras pela UFSM e Direito pela Universidade Franciscana (UFN), além de ter mestrado e doutorado na área de Linguística. É professora de Direito Público e coordenadora do curso de Direito da Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas). Desde 2013, atua no Executivo municipal
Nome – Daniel Pereyron
Função – Presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan)
Idade – 42 anos
Currículo – Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado em Engenharia Civil na área de Conforto Ambiental, doutorando em Geografia e professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN)
Nome – Guilherme Lul da Rocha
Função – Secretário de Meio Ambiente
Idade – 36 anos
Currículo – Formado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuou com prestação de serviços para empresas privadas e órgãos públicos em trabalhos ligados à topografia, georreferenciamento, projetos ambientais e processos judiciais
Nome – Guilherme Ribas Smidt
Função – Secretário da Saúde
Idade – 34 anos
Currículo – Profissional de Educação Física formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especialização em Saúde Pública pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde – Atenção Básica/Estratégia da Saúde da Família. Entre outras funções, já foi chefe de gabinete e secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde
Nome – Lúcia Madruga
Função – Secretária de Educação
Idade – 57 anos
Currículo – Formada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (atual UFN). Tem mestrado em Engenharia da Produção e doutorado em Agronegócios. Professora aposentada da UFSM, foi coordenadora do Curso de Administração e pró-reitora adjunta de Planejamento
Nome – Orion Ponsi
Função – Secretário de Mobilidade Urbana
Idade – 53 anos
Currículo – Formando em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana pela Uninter, Gerenciamento de Transporte Público pelo Ministério dos Transportes. Foi 1° tenente da Brigada Militar e esteve no Comando da Polícia Rodoviária Estadual da Região Centro/Fronteira. Atuou na Municipalização de Trânsito em Santa Maria e em outros municípios
Nome – Rodrigo Menna Barreto
Função – Secretário de Desenvolvimento Rural
Idade – 55 anos
Currículo – Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi presidente da Associação Rural de Santa Maria e coordenador do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria. Assumiu o comando da pasta pela primeira vez em 2009
Nome – Rose Carneiro
Função – Secretária de Cultura
Idade – 49 anos
Currículo – Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pós-graduação em Marketing e Recursos Humanos. Produtora com mais de 20 anos de experiência na área de planejamento e produção cultural
Nome – Wagner da Rosa
Função – Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos
Idade – 38 anos
Currículo – Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Metodista Centenário (Fames). Tem experiência nas áreas da construção civil, da saúde e de transportes coletivos. É presidente do Conselho do Fundo Pró-Saneamento do Município, integrante do Conselho Municipal de Transporte Público no Município e do Conselho Fumcip do Município.