Reforma da Gare tem novo prazo para conclusão; confira como está a revitalização

Reforma da Gare tem novo prazo para conclusão; confira como está a revitalização

Fotos: Beto Albert (Diário)

Pavilhão ainda precisa de cobertura.

Nova fachada, ambientes internos remodelados e pintura sendo finalizada. A Gare da Estação Férrea, localizada no Distrito Criativo Centro-Gare de Santa Maria, está diferente, mas não finalizada. Até o momento, a revitalização avançou 68%. Faltam as conclusões de dois pavilhões, e acabamentos finais, como pintura e esquadrias, em outros dois. 


No primeiro momento, o prazo de conclusão era maio. Depois, passou para esta sexta-feira (16). Mas a Prefeitura de Santa Maria informou que o prazo será prolongado para 15 de setembro, pelo andamento da obra.  Além do maior tempo de trabalho, o investimento também  cresceu. Considerando os aditivos de valores já realizados, a revitalização está em R$ 7,1 milhões.


 ​​​​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A revitalização do patrimônio histórico e cultura está sendo realizada pela Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo, vencedora da licitação. Os trabalhos de recuperação seguem a execução dos serviços de reparos em todos os quatro pavilhões e no sobrado. 


Conforme a arquiteta da Versalhes Franciele Bombana, a maior parte dos 32% incompletos correspondem aos pavilhões dois e quatro. 

Cobertura está sendo finalizada.

– Estamos concentrado na cobertura do pavilhão dois, e vamos dar sequência na cobertura do pavilhão quatro. A ideia é avançarmos nessas fases para trabalharmos tranquilamente na parte interna, como pintura, instalação de vidros e esquadrias – detalha Franciele. 


Até o momento, o lanternim, a parte externa que abriga a locomotiva e os vagões já foi finalizado. Os pavilhões mais próximos ao local, denominados como um e três, estão nos últimos retoques. A pintura,  telhado e piso foram revitalizados. Neles, faltam os últimos detalhes.  

   

Leia mais: 


Andamento da obra 

O projeto e seu andamento foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae), já que o prédio integra a lista do órgão. Com isso, o cuidado é para que a restauração seja realizada com atenção aos detalhes históricos e estruturais, garantindo a preservação e funcionalidade futura do local. 

Um dos pavilhões em que estão sendo realizados os últimos detalhes.

A prefeitura pretende fazer um edital de seleção para definir quem vai ocupar os espaços, mas parte da estrutura deve ser para área gastronômica e cultural. 


*Com informações da prefeitura de Santa Maria.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A pedido de Silvio Santos, família não fará velório Anterior

A pedido de Silvio Santos, família não fará velório

Morre Silvio Santos: famosos, amigos e autoridades lamentam nas redes sociais; veja repercussão Próximo

Morre Silvio Santos: famosos, amigos e autoridades lamentam nas redes sociais; veja repercussão

Geral