
Foto: Luis Roberto / Galerananet (Reprodução)
No início da noite de segunda-feira (16), um raio atingiu a residência da vendedora Elaine Portella, 63 anos, em Júlio de Castilhos. A descarga elétrica resultou em incêndio que danificou um galpão que fica nos fundos da casa. A mobília de dentro do local foi totalmente tomada pelo fogo. Apesar do susto e das perdas, ninguém ficou ferido.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ainda bastante abalada com o que ocorreu, em entrevista ao Diário na tarde desta terça-feira (17), Elaine contou os momentos de tensão vividos. Ela relata que estava na sala da casa quando ouviu um forte estrondo:
– Depois do barulho, ficamos sem luz aqui. Chamei um vizinho, que contou que tinha energia elétrica na casa dele. Comecei a sentir um cheiro de "fio queimado" e uma fumaça escura começou a subir, vindo do galpão. Aí percebemos que o galpão estava pegando fogo. Não dormi nada a noite toda, fiquei bastante abalada com o que aconteceu. Me assustou muito.

Ao perceberem a situação, outros vizinhos foram até o local ajudar Elaine. Os bombeiros se deslocaram até a residência e conseguiram conter as chamas. A mobília do galpão foi totalmente perdida, mas ninguém ficou ferido.
– Lá tinha armário, máquina de lavar, sofá, uma pia, bicicleta e tinha lenha. O raio caiu bem no meio. Pelo menos não afetou a casa. Confesso que quando vi as fotos, consegui ter uma noção do estrago, fiquei bastante abalada – conta a moradora.
O irmão dela, de 65 anos, dorme em um quarto que fica do outro lado do galpão. O cômodo dele, por pouco, não foi atingido pelas chamas.
– Graças a Deus ninguém se feriu. Não pegou fogo no quarto do meu irmão. Não é fácil, mas fazer o que. Vamos reconstruir – finaliza Elaine.

Segundo a Defesa Civil Estadual, choveu aproximadamente 44,2 milímetros em Júlio de Castilhos nas últimas 24 horas. A previsão da BaroClima Meteorologia é que a chuva se intensifique nas próximas horas, com situação considerada "crítica" entre quarta (18) e quinta-feira (19).
Leia mais:
- "Entre quarta e quinta, a tendência é de novos episódios de chuva, com acumulados de até 100mm", alerta meteorologista
- Trechos de ruas e avenidas de Santa Maria estão com sinaleiras inoperantes e há registros de falta de luz
- VÍDEO: Estação contabiliza mais de 1,5 mil raios em Santa Maria; confira registros do fenômeno