Bem viver

Quentinho, reconfortante e ainda faz bem

"

No inverno, o chá é ideal para amenizar o frio. De quebra, há opções que auxiliam no tratamento de doenças

Sabe aquela sensação de abraço? Bem aconchegante, que te envolve com um calorzinho reconfortante? Ela pode estar em vários gestos. Um beijo, um aperto de mão, um carinho... e, também, em uma xícara de chá. Agora, já pensou que podemos aliar essa sensação boa com algo que faz bem para nossa saúde?

Apesar de ser controverso _ há profissionais que não recomendam _, o uso de algumas plantas (veja nesta página) com fim medicinal é comprovado por pesquisas e regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em maio passado, uma nova norma da Anvisa ampliou o roll de plantas fitoterápicas, que podem ser consumidas em forma de chá, cápsulas, pomadas, xaropes. Como estamos no inverno, o chá se torna uma ótima pedida.

Além das vantagens já citadas, o chá é mais econômico, um hábito consagrado pela maioria das pessoas e ajuda a hidratar o corpo.

_ Se o chá for diurético, perde um pouco o poder se hidratação porque a pessoa vai urinar mais. Em compensação, ajuda a filtrar as toxinas. Só benefícios _ afirma a nutricionista da franquia santa-mariense da Nação Verde, Suellen Duarte Viega.

Pesquisadora da área, Melânia Palermo Manfron é doutora do departamento de Farmácia Industrial da Universidade Federal de Santa Maria e adepta e defensora do chá fitoterápico como auxiliar em alguns tratamentos de saúde:

_ Quando vou me deitar, faço um chá de camomila e levo para a cama. Tomo e durmo o sono dos anjos.

Mas não é por isso que ela deixa de fazer alertas importantes. O chá, assim como qualquer medicamento, não deve ser usado indiscriminadamente nem só com a recomendação da avó, da vizinha... Saber o que está consumindo, qual a dosagem correta e de que forma é muito importante.

_ Há muitas pesquisas comprovando os efeitos benéficos e maléficos de plantas. Elas são realizadas por testes "in vitro" e "in vivo", pois só assim podemos descobri os efeitos e os mecanismos das substâncias químicas presentes nas plantas. Mas como qualquer remédio, os excessos são prejudiciais. Se eu vou fazer um tratamento, uso um remédio por 15 dias, por exemplo. Com as plantas é a mesma coisa _ alerta a pesquisadora.

Melânia dá outras dicas para extrair os melhores efeitos das plantas no chá. Confira aqui.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem morre após ser atropelado na BR-158 em Santa Maria

Próximo

Homem morre em açude no interior de Silveira Martins

Geral