Prova de vida

Prova de vida do INSS deixa de ser presencial

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Casal Jr 

Aposentados, pensionistas e outros titulares de benefícios pagos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) não precisarão se preocupar mais com a prova de vida. Isso porque, durante cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, o presidente do Instituto, José Carlos Oliveira, anunciou que, a partir de agora, a comprovação será realizada pelo próprio governo. Sendo assim, está excluída a exigência de realização de forma presencial.

Durante a solenidade, o presidente Jair Bolsonaro (PL)  esteve presente e assinou uma portaria com as novas regras no que diz respeito à prova de vida do INSS. A responsabilidade passa a ser então do governo, que terá que consultar bases de dados públicos e privadas para saber se a pessoa está viva.

Para amenizar estiagem, programa municipal tem 130 inscritos para abertura de açudes

De acordo com Oliveira, serão realizadas buscas de bases, tanto nos governos federal, estadual e municipal, como também em entidades privadas. Tudo isso com o objetivo de evitar fraudes no pagamento de benefícios. Como uma forma de viabilizar a mudança, um dos dados consultados será a renovação da carteira de identidade, do passaporte e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro de votação.

Se caso não for encontrado nenhum movimento do cidadão em uma dessas bases, o INSS irá promover meios, com parcerias que farão para que essa entidade parceira vá à residência e faça a captura biométrica na porta do segurado.

Com mais três registros, janeiro termina com 15 mortes por Covid-19 em Santa Maria

Porém a nova regra só entrará em vigor após a publicação no Diário Oficial da União, que deve ocorrer nos próximos dias. O INSS tem até o dia 31 de dezembro para implementar as mudanças e, assim, até esta data o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso.

* Informações da Agência Brasil 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Centro de Paleontologia da UFSM reabre para visitação mediante agendamento Anterior

Centro de Paleontologia da UFSM reabre para visitação mediante agendamento

Próximo

VÍDEO: para amenizar estiagem, programa tem 130 inscritos para abertura de açudes

Geral