greve dos caminhoneiros

Protestos contra a alta dos combustíveis ocorrem nesta quarta em Santa Maria

Nesta quarta-feira, quando a greve dos caminhoneiros completa 10 dias, dois protestos contra a alta dos combustíveis estão marcados para ocorrer em Santa Maria. Os atos são na Praça Saldanha Marinho, às 17h. e na Avenida Hélvio Basso, às 18h. 

:: Leia todas as notícias sobre a greve dos caminhoneiros ::

Uma das manifestações, que ocorrerá na praça, é organizada pela Frente Brasil Popular. A ideia, de acordo com Helen Cabral, presidente do PT em Santa Maria e uma das organizadoras da mobilização na cidade, é defender pontos em comum com as causas dos caminhoneiros, mas ressalta que a Frente Popular não concorda com os pedidos de intervenção militar feitos por caminhoneiros nos dias greve. 

- Nós somos contra o aumento dos preços dos combustíveis, contra a política do governo Temer e todo esse arrocho que provocou o caos que estamos vivendo. Mas não concordamos com a parte patronal que defende apenas o interesse econômico deles. A gente se solidariza com os caminhoneiros, trabalhadores e trabalhadoras que estão nas bases de tudo isso. Nós precisamos nos posicionar para a militância e para a sociedade, os pontos que nos unem e também mostrar o que não concordamos - comentou Helen.

Pouco depois está previsto um protesto na Hélvio Basso, que partirá em caminhada e carreata até o Posto Buffon, na BR-392, um dos pontos de mobilização dos caminhoneiros na cidade. O ato, contra as medidas do governo para a compensação da redução do preços do diese, é organizado por um grupo de amigos do Bairro Lorenzi. O tatuador Luiz Guilherme Colusso, 25 anos, e os caixas Nilson Rodrigues, 28 anos e Leonardo lopes, 24 anos, criaram um evento no Facebook para convidar os santa-marienses. Mais de 600 pessoas já confirmaram presença no evento virtual. Segundo Luiz Guilherme, a ideia é contestar o plano apresentado pelo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, para contrabalançar a baixa do valor do diesel, como o aumento da carga tributária. 

_Esta redução vai repercutir no preço da gasolina e no aumento da carga tributária. Já existem boatos sobre um aumento de 9% na conta de luz. Nós queremos a redução do preço da gasolina também. As pessoas estão correndo para abastecer e isso passa a mensagem de que estamos aceitando o preço da gasolina como está_defende o tatuador.

Eles dizem que já dialogaram com caminhoneiros locais e que as lideranças alegam que as ações propostas pelo governo não agradam a classe de motoristas. Os jovens dizem que não estão buscando intervenção militar, uma das bandeiras já levantadas por alguns grupos que se somaram aos caminhoneiros em Santa Maria, mas que o evento está aberto para manifestantes que defendem a causa. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ônibus têm alterações nas rotas partindo de Santa Maria

8 postos têm gasolina na tarde de hoje em Santa Maria, e há previsão de chegar mais combustível na quinta Próximo

8 postos têm gasolina na tarde de hoje em Santa Maria, e há previsão de chegar mais combustível na quinta

Geral