sou defesa

Projeto quer unir e fortalecer setores da área da defesa

Foto: Guilherme Borges (Diário)
Grupo de empresários, militares e pesquisadores quer promover a interação em busca do desenvolvimento tecnológico no setor de defesa em Santa Maria e região

Com o objetivo de somar esforços e contribuir para a interação e desenvolvimento de setores estratégicos de Santa Maria, foi apresentado, na última sexta-feira, no auditório do Diário, o Projeto Sou Defesa. A iniciativa propõe a interação de conhecimento, de tecnologia e ações que contribuam para o fortalecimento da cidade e da região. Participaram do evento empresários, pesquisadores e militares.

O general da reserva Carlos Bolivar Goellner, que foi titular do Comando Militar do Sul e estava presente ao evento, destaca que é preciso agregar o conhecimento produzido nas instituições de Ensino Superior - em especial, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - com as demandas das Forças Armadas e de outros setores da segurança, como Defesa Civil e bombeiros.

Governador abre a colheita da soja em Tupanciretã e comemora safra

- Hoje, a simulação é fundamental na preparação dos militares, pois alia alta tecnologia e racionalização de recursos. E isso pode ser ampliado para outras áreas. A cidade tem um grande potencial, que precisa ser melhor explorado - explica.

O general Bolivar destaca, nesse sentido, os investimentos na criação do Centro de Adestramento Sul (CA-Sul) e, paralelamente, o desenvolvimento de tecnologia tanto pela UFSM, quanto por empresas privadas voltadas ao setor. Ele destaca que, na área de simulação, por exemplo, há possibilidade de se ampliar as iniciativas para o treinamento de equipes de Defesa Civil e de bombeiros para atuação em tragédias, por exemplo.

Para o tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, que comandou a Força Aérea Brasileira (FAB), que também participou do evento, Santa Maria ainda tem muito a melhorar no que se refere à multiplicação do conhecimento e das possibilidades.

- O município tem potencial, mas ainda está atrasado no que se refere a explorar e aproveitar as oportunidades que tem. É preciso uma atuação conjunta de todos os setores da comunidade para promover esse desenvolvimento - destaca.

Durante o encontro, vários assuntos ligados às áreas de defesa e da tecnologia foram discutidos. Entre eles, a criação do Parque Tecnológico do Agronegócio, que está sendo coordenado pela UFSM e que foi apresentado no InovaBra, espaço de tecnologia da Fundação Bradesco, em São Paulo. Também foi discutida a participação de Santa Maria, por meio da unidade local da KMW, na LAAD Defence & Security 2019 - Feira Internacional de Defesa e Segurança. O evento ocorrerá neste mês de abril, no Rio de Janeiro, e apresentará as principais novidades do setor de defesa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pressão popular pode interferir no local onde pedágio será instalado na RSC-287 Anterior

Pressão popular pode interferir no local onde pedágio será instalado na RSC-287

54 vagas de emprego para segunda-feira em Santa Maria Próximo

54 vagas de emprego para segunda-feira em Santa Maria

Geral