Projeto de pesquisa da pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) firmou parceria de R$ 5 milhões da multinacional chinesa Huawei. O trabalho tem foco na segurança e na qualidade da geração de energia solar, mapeando os riscos que podem acontecer nos sistemas fotovoltaicos, e preparando os profissionais da área para lidar com os possíveis acidentes.
O laboratório do Instituto de Redes Inteligentes (INRI) da UFSM trabalha desde 2016 e é referência no país em certificação de testes com os inversores fotovoltaicos. Creditados pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), são nesses testes que são avaliados se os equipamentos possuem o padrão mínimo de qualidade para serem comercializados, como comenta o coordenador do projeto, Leandro Michels:
— Nosso laboratório se tornou uma referência para o setor nacional por sua capacidade e potência, e pelo profissionalismo em desenvolver de forma eficiente um conjunto grande de ensaios para vários fabricantes e nos tornou uma referência técnica também pelos trabalhos de pesquisa.
A câmara climática em que o inversor é submetido a testes. Fotos: Nathália Schneider
Os R$ 5 milhões investidos em bolsas e infraestrutura irão auxiliar na criação de estruturas para treinamento de eletricistas e técnicos para entender e prever eventuais incidentes, que podem resultar em incêndios de até grandes proporções. Um dos testes é realizado com um inversor dentro de uma câmara climática, que simula altas temperaturas de conversação que o equipamento pode estar alocado nas residências ou empresas, que pode resultar em uma variação no desempenho:
— Nós vamos analisando qual é a eficiência dele, com o objetivo de elaborar um modelo matemático que em que a gente consiga estimar, de forma precisa, a eficiência que o inversor vai ter — explica o doutorando em Engenharia Elétrica Josué Lopes.
Simulador de rede elétrica de alta potência
A Huawei
O resultado dessa pesquisa será colocado em prática pela multinacional, que tem parceria com a UFSM com duração de um ano. A Huawei é uma empresa chinesa, maior fornecedora de equipamentos para telecomunicação, presente em mais de 170 países. Na área dos inversores fotovoltaicos, é uma das maiores do mundo.
Eduarda Costa, [email protected]