latrocínio

Produtor rural é morto a golpes de machado em São Gabriel

Thays Ceretta

*ATUALIZADA às 9h30min do dia 17 de junho

O corpo de um idoso de 75 anos foi encontrado na tarde de sábado na localidade de Pau Fincado, interior de São Gabriel. Segundo a Brigada Militar, Odacir José Denardin foi morto a golpes de machado em sua propriedade rural, que fica às margens da BR-158, por volta das 15h.

A guarnição foi acionada para atender a ocorrência, e, quando os policiais chegaram ao local, a vítima já estava morta. Odacir apresentava ferimentos na cabeça e no pescoço. O suspeito do crime fugiu do local. Ele teria roubado um caminhão e alguns pertences da vítima para vender em Santa Maria. O caminhão foi abandonado na cidade, próximo a um mercado que fica no bairro Patronato. 

Ainda de acordo com a Brigada Militar, o suspeito de 45 anos (o nome não foi divulgado) se entregou à polícia horas depois do fato para os policiais que estavam fazendo o patrulhamento de rotina no Calçadão de Santa Maria. 

O corpo de Odacir José Denardin foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria no domingo. 

Receita paga hoje as restituições do 1º lote do IR

Na noite de domingo, a reportagem conversou com o sobrinho da vítima. Cleber Pascotto, 42 anos, disse que há cerca de 15 dias, seu tio havia emprestado o galpão, localizado nos fundos da casa onde mora, em Santa Maria, para um homem que lhe pediu abrigo. Na última quarta-feira, Odacir e o homem foram até a propriedade rural trabalhar no local. 

- A gente não estava conseguindo contato com meu tio porque lá o sinal é ruim. Pedimos para um vizinho ver se ele estava lá. O vizinho percebeu uma movimentação estranha na sexta-feira e não encontrou meu tio. A suspeita é que ele matou meu tio para roubar as ferramentas que estavam no cofre_ contou Cleber.

Ainda de acordo com o sobrinho, no sábado, a família foi até a propriedade. O corpo de Odacir estava no galpão coberto com uma lona. O idoso era aposentado, criava gado e ovelhas e arrendou parte da fazenda para plantação. Conforme Cleber, o suspeito está preso. 

- Ele era uma pessoa amorosa, todo mundo gostava dele. Ele tinha um coração bom, até ajudou um desconhecido. Jamais imaginava que isso poderia acontecer com ele - lamentou Cleber. 

Conforme o delegado que investiga o caso, José Soares Bastos, o suspeito confessou o crime e foi levado ao Presídio Estadual de São Gabriel. Um inquérito foi aberto para apurar o caso. 

- Ele foi autuado em flagrante no sábado por homicídio seguido de furto, ou seja latrocínio. Foi feita a perícia no local do crime e vamos ter umas oitivas. Ele confessou o assassinato e está preso. A morte foi na sexta-feira, no outro dia ele relatou o roubo e a morte, o caminhão foi recuperado.  As informações dão conta que ele (o autor do crime) teria aparecido na casa da vítima, há uns 15 dias, pedindo para para morar e trabalhar e a vítima aceitou. O autor do crime tem antecedentes criminais - explica o delegado. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre Jornalista formado na UFSM Anterior

Morre Jornalista formado na UFSM

Semana deve começar com abafamento, mas terminar com frio em Santa Maria Próximo

Semana deve começar com abafamento, mas terminar com frio em Santa Maria

Geral