gêmeas

Primeiros bebês de 2018 nascem no Hospital Universitário de Santa Maria

Thays Ceretta

Fotos: Charles Guerra (Diário)/Lorena e Valentina são as primeiras filhas de Diuliane e Marcelo

O primeiro dia de 2018 registrou o nascimento de quatro bebês em Santa Maria, até às 18h. Todos vieram ao mundo no Hospital Universitário (Husm). O primeiro parto foi a cesariana de gêmeas. Lorena nasceu às 8h40min da manhã de hoje, e Valentina, 5 minutos depois. Os pais de primeira viagem, Diuliane da Rosa Barbosa e Marcelo Corrêa Machado, contam que a família terá muita coisa em comum , é que os pais têm 18 anos, e as filhas nasceram no primeiro dia de 2018. A estudante Diuliane estava comemorando a virada no ano na casa da sogra quando começou a sentir as contrações.

A previsão era que as meninas nascessem em fevereiro, mas, por volta das 5h da manhã, a jovem foi levada até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), que fica no Bairro Perpétuo Socorro, e, em seguida, encaminhada para o Husm. Horas depois, o parto foi feito no Centro Obstétrico do hospital, com 35 semanas de gestação. Durante o ultrassom, a equipe verificou que os dois bebês estavam sentados, um de frente para o outro, o que provocou o parto de urgência.

- Eu fiquei muito feliz em saber que elas foram os primeiros bebês do ano. É um sentimento que não dá para explicar. Eu espero que seja um ano de muitas conquistas. As duas já vão ficar famosas - brinca Diuliane, orgulhosa de suas filhas.

Incêndio danifica centro que atende crianças e adolescentes em Cacequi

Em torno das 15h da tarde de ontem, a mãe e as duas filhas foram para o quarto, que fica no segundo andar do prédio onde começaram as visitas. Dois primos e a avó materna estampavam no rosto e no olhar a alegria do nascimento das duas pequenas. Juntos, eles projetavam o ano que já iniciou de uma forma diferente.

- Este ano já começou bem, pois criança é sempre uma alegria. Já tenho um neto e, agora, com as duas meninas, a casa vai ficar cheia de crianças. Eu torço para que elas sejam calmas igual à mãe era quando criança - comenta a avó Rita da Rosa, 39 anos, auxiliar de cozinha.

LOTAÇÃO

Desde que a maternidade do Hospital Casa de Saúde fechou as portas, no dia primeiro de novembro do ano passado, quando médicos rescindiram o contrato por falta de pagamento, todos os partos de Santa Maria e dos 45 município da região que a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) atende estão sendo feitos no Husm. Hoje, a situação no Centro Obstétrico era considerada razoável. Havia seis pacientes internadas, sendo que a capacidade é para 10. Na maternidade, dos 32 leitos disponíveis, 24 mulheres ocupavam as vagas. No Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e no Hospital São Francisco não foram registrados nascimentos no primeiro dia de 2018*.  

Salário mínimo com menor reajuste em 24 anos entra em vigor

Os bebês 

Lorena da Rosa Corrêa - (de roupa vermelho) 

  • Nasceu às 8h40min
  • Tamanho - 42,5 cm
  • Peso - 1,920 kg

Valentina da Rosa Corrêa - (de roupa rosa)

  • Nasceu às 8h45 min
  • Tamanho - 43 cm
  • Peso - 1,930 kg

Outros nascimentos  

  • 11h35 min - menino
  • 17h 55 min - menina

* Até as 18h15min, outras três mulheres estavam em trabalho de parto. Segundo informações, há grande possibilidade das crianças nascerem ainda no dia 1º de janeiro.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Movimentação de retorno nas estradas é tranquilo Anterior

Movimentação de retorno nas estradas é tranquilo

Acidente na BR-287 deixa adolescente ferido Próximo

Acidente na BR-287 deixa adolescente ferido

Geral