O primeiro dia da primavera em 2024 foi marcado por muito calor e um céu acinzentado em Santa Maria. Segundo a Baroclima Meteorologia, na estação do Bairro Perpétuo Socorro, a máxima registrada neste domingo (22) chegou a 33,3ºC por volta das 14h30min, com a sensação térmica bem superior, atingindo 39,7ºC, com uma umidade de 60%.
- Carro usado por suspeito de feminicídio em São Pedro do Sul é localizado em Santa Maria; vítima foi sepultada neste domingo
- Homens pilchados e em seus cavalos: imagens mostram briga generalizada em praça de Rosário do Sul
- Restaurante amplia e vai gerar 42 empregos em Santa Maria
Na região, pelo menos mais nove cidades tiveram temperatura acima de 30ºC neste domingo. Foram os casos de São Francisco de Assis (32,4°C), São Vicente do Sul (32°C), Rosário do Sul (31,4°C), Silveira Martins (31,4°C), Cacequi (31,3°C), Nova Palma (30,8°C), Cruz Alta (30,7°C) e Tupanciretã (30,5°C).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A previsão é que essa primavera será menos chuvosa e mais quente do que na mesma estação em 2023, quando houve enchente em setembro.

Ainda de acordo com a Baroclima, o início de semana continuará com temperaturas elevadas e calor de Santa Maria em direção a Santiago, Cruz Alta e Tupanciretã. Na região de Caçapava do Sul por exemplo, os ventos de sul mantém as máximas mais amenas com variação de nebulosidade.
Nesta segunda (23), deve haver grande contraste térmico no Estado, com a região de Santa Maria exatamente na queda-de-braço entre o vento de norte e de sul.
Em Santa Maria, a tendência de chuva é maior entre quarta-feira (25) a noite e quinta-feira (26), quando uma frente fria avança com risco de chuva forte com trovoadas. Os acumulados podem atingir até a faixa dos 30mm a 35mm.
Na sexta-feira (27), o tempo permanece instável mas no fim de semana uma massa de ar seco avança trazendo de volta o sol. Confira:
