Primeiro dia da primavera tem sensação de quase 40°C em Santa Maria; veja máximas na região

O primeiro dia da primavera em 2024 foi marcado por muito calor e um céu acinzentado em Santa Maria. Segundo a Baroclima Meteorologia, na estação do Bairro Perpétuo Socorro, a máxima registrada neste domingo (22) chegou a 33,3ºC por volta das 14h30min, com a sensação térmica bem superior, atingindo 39,7ºC, com uma umidade de 60%. 

Foto Deni Zolin


Na região, pelo menos mais nove cidades tiveram temperatura acima de 30ºC neste domingo. Foram os casos de São Francisco de Assis (32,4°C), São Vicente do Sul (32°C), Rosário do Sul (31,4°C), Silveira Martins (31,4°C), Cacequi (31,3°C), Nova Palma (30,8°C), Cruz Alta (30,7°C) e Tupanciretã (30,5°C)


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A previsão é que essa primavera será menos chuvosa e mais quente do que na mesma estação em 2023, quando houve enchente em setembro.



Registro das flores neste domingo (22), em Santa Maria Foto: Beto Albert (Diário)

 
Ainda de acordo com a Baroclima, o início de semana continuará com temperaturas elevadas e calor de Santa Maria em direção a Santiago, Cruz Alta e Tupanciretã. Na região de Caçapava do Sul por exemplo, os ventos de sul mantém as máximas mais amenas com variação de nebulosidade. 


Nesta segunda (23), deve haver grande contraste térmico no Estado, com a região de Santa Maria exatamente na queda-de-braço entre o vento de norte e de sul. 


Em Santa Maria, a tendência de chuva é maior entre quarta-feira (25) a noite e quinta-feira (26), quando uma frente fria avança com risco de chuva forte com trovoadas. Os acumulados podem atingir até a faixa dos 30mm a 35mm. 


Na sexta-feira (27), o tempo permanece instável mas no fim de semana uma massa de ar seco avança trazendo de volta o sol. Confira:


Foto: Baroclima Meteorologia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Educadores avaliam possível restrição ao uso de celulares nas escolas brasileiras Anterior

Educadores avaliam possível restrição ao uso de celulares nas escolas brasileiras

Mais de 4 toneladas de fios em desuso já foram retiradas dos postes de Santa Maria; próxima ação já tem data para ocorrer Próximo

Mais de 4 toneladas de fios em desuso já foram retiradas dos postes de Santa Maria; próxima ação já tem data para ocorrer

Geral