santa maria

Prefeitura interdita casa de festas onde teve princípio de incêndio

Joyce Noronha

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Local foi interditado nesta terça-feira porque, segundo a prefeitura, não tem alvará de localização

A prefeitura de Santa Maria interditou, na manhã desta terça-feira, o imóvel da Deville Festas e Eventos, onde, no sábado, ocorreu princípio de incêndio durante uma festa de casamento. O estabelecimento fica na Rua Doutor Bozano, no Centro, onde funcionava o Muzeo Pub.   

Segundo a prefeitura, o local não tem alvará de localização e não poderia estar em funcionamento. No início da tarde, contudo, o estabelecimento estava com a porta aberta e com uma placa na calçada anunciando reservas do salão para eventos.

O chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, explica que o local está interditado para a realização de festas e eventos, mas a prefeitura não pode proibir o proprietário de entrar no estabelecimento, que é privado.

- Só podemos proibir a entrada de um proprietário a um estabelecimento se tiver o risco de desmoronamento ou algo assim. Daí é interditado pela Defesa Civil. O que não é o caso aqui. Ele pode entrar no local para fazer melhorias, ou para ficar no espaço, mas não pode realizar as atividades que são a proposta do estabelecimento, ou seja, festas e eventos - esclarece Cortez.

Caso ocorra alguma atividade irregular no espaço, o superintendente de Alvarás da prefeitura, Beloyannes Pietro, diz que um Boletim de Ocorrência por crime de desobediência será registrado e multas, previstas no Código de Posturas do município, serão aplicadas.

Nesta terça, segundo Pietro, além de autuar o estabelecimento por uso indevido do espaço, a prefeitura aplicou duas multas, previstas no Código de Posturas, já que o estabelecimento estava em funcionamento depois de ter sido notificado em agosto do ano passado. Uma das multas foi de R$ 161,41 e a outra, de R$ 645,64.

O fogo na cozinha do espaço de eventos interrompeu a festa de casamento que ocorria no local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 21h45min, para atender à ocorrência. O fogo teria sido provocado pelas mangueiras dos botijões de gás que estavam próximas a um forno de pizza.

O fogo foi apagado com um extintor do próprio local. Não houve explosão. Uma pessoa foi atendida após inalar fumaça.

Os bombeiros afirmam que o estabelecimento tem Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) válido até 21 de setembro de 2019. Porém, a prefeitura informou que o local não poderia estar em atividade sem o alvará de localização.

RESPONSABILIDADE

O dono e gerente do Deville, Abdel Jaber, aceitou conversar com a reportagem apenas por um aplicativo de mensagens e se deteve a dizer que "está em contato com a prefeitura", mas não respondeu por que reabriu o local depois da interdição. Ele também não disse o que fará com o estabelecimento, já que não pode realizar festas e eventos, como afirma a prefeitura. No domingo, Jaber havia informado que o imóvel estava com todas licenças em dia. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dia do Desafio vai movimentar as cidades da região nesta quarta Anterior

Dia do Desafio vai movimentar as cidades da região nesta quarta

151 vagas de empregos e estágios para quarta-feira Próximo

151 vagas de empregos e estágios para quarta-feira

Geral