Foi divulgado, na tarde desta terça-feira, o calendário de retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Santa Maria. Depois de mais de um ano sem receber os estudantes nas salas de aula, as escolas poderão voltar a receber os alunos na próxima terça-feira, dia 18. O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), no entanto, deflagou greve ambiental e os professores decidiram que irão continuar com as aulas apenas de forma remota.
De acordo com a prefeitura, o retorno ao atendimento presencial nas escolas se dará de forma gradual, escalonada e facultativa aos estudantes mediante autorização dos responsáveis. Sobre o calendário de atividades presenciais, a Secretaria Municipal de Educação informa que as escolas poderão definir o momento de retorno, atendendo aos seus respectivos planos de contingência, mantendo cuidados em relação à segurança sanitária da comunidade escolar. Esse mesmo cronograma já havia sido enviado para as direções de escolas na última sexta-feira.
Prefeitura de Santa Maria lança a Campanha do Agasalho 2021
Pais e responsáveis têm até esta quarta-feira para preencher o formulário de autorização de retorno às atividades presenciais. No documento, os responsáveis devem declarar se preferem o modelo de ensino remoto (sem atividades presenciais) ou híbrido (aulas remotas escalonadas com presenciais).
Nesta semana, uma equipe da secretaria, junto com representantes do Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E), realiza vistorias nas escolas.
O CRONOGRAMAPara evitar aglomerações, o retorno obedece a um cronograma (veja a seguir). Até a retomada das atividades presenciais, as equipes diretivas das escolas estão autorizadas a receber seus professores e servidores para encaminhamento das ações voltadas ao retorno dos estudantes, seguindo os protocolos sanitários adotados na pandemia.
A orientação é que o atendimento presencial ocorra, no mínimo, duas vezes por semana para cada turma, com atividades pedagógicas orientadas presenciais de, no máximo, 3 horas. Na Educação Infantil e nas escolas de tempo integral e com dias alternados, a recomendação é que o tempo de permanência possa ser ampliado de forma gradativa de acordo com a adaptação das crianças e os recursos materiais e humanos da escola.
O retorno às atividades presenciais nas Escolas do Campo, que dependem de transporte escolar com monitor, seguirão orientações específicas planejadas em conjunto com suas comunidades.
CRONOGRAMA DE RETORNO
18 de maio: Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;
20 de maio: 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;
24 de maio: 6º ao 9º ano e EJA
GREVE AMBIENTALSegundo a coordenadora de comunicação do Sinprosm, Celma Pietczak, para o fim da greve ambiental e um possível retorno presencial, os professores exigem que se tenha uma ampla vacinação, tanto dos professores e funcionários, quanto da comunidade em geral – o Sinprosm entende que a volta presencial não movimenta apenas alunos e professores, mas a comunidade como um todo. Também cobram condições de segurança para o retorno, como insumos e materiais de prevenção, e também mais profissionais para atuarem nas escolas, principalmente na higienização dos ambientes.