Foto: Construtora Continental (Divulgação)Foto: Construtora Continental (Divulgação)Foto: Construtora Continental (Divulgação)Foto: Construtora Continental (Divulgação)
O sonho de muitos moradores, seja da cidade ou do interior, é de ver sua rua ou estrada asfaltada. Porém, uma cidade da região está investindo, por conta própria, em outra técnica de pavimentação. A prefeitura de Silveira Martins está construindo uma estrada com concreto, que tem, como vantagens, uma maior durabilidade e menor gasto com manutenção. Já foram concluídos 5 km da estrada entre Silveira Martins e Três Mártires, em Júlio de Castilhos, e agora foi licitada a construção de mais 1 km. A previsão é que as obras iniciem em novembro e fiquem prontas em 60 dias. O custo será de R$ 1,6 milhão para fazer esse trecho de 1 km. Além da Freeway, seria uma das únicas estradas de concreto no Estado.
Para garantir durabilidade, são colocados 20 cm de rachão (pedra maior) e 10 cm de pedra graduada. Depois, são colocados 18cm de concreto, com reforço de estrutura de ferro. A pista tem 6 metros de largura.
Segundo o prefeito de Silveira Martins, Fernando Cordero (MDB), as obras iniciaram em 2018 e, os trechos prontos desde aquela época estão até hoje sem problemas e sem gastos com manutenção, ao contrário do que ocorre com o asfalto, que costuma abrir buracos. A única desvantagem da estrada de concreto é que ela é um pouco menos confortável de viajar, já que não é tão lisa quanto o asfalto.
Nova ligação de Júlio até a 287
Quando essa nova etapa for concluída, faltarão somente 3 km de estrada de chão entre Silveira Martins e Três Mártires. A intenção da prefeitura é seguir fazendo mais trechos, em etapas, para concluir a pavimentação nos próximos anos.
Quando ela ficar pronta, haverá uma ligação totalmente pavimentada entre o trevo de Val de Serra, na BR-158, e o trevo de Silveira Martins, na RSC-287. É que de Val de Serra até Três Mártires, a estrada já é asfaltada e há um trecho de 1 km de paralelepípedo. E dali até a RSC-287, haverá estrada de concreto e de asfalto. Dessa forma, quem viaja de Júlio de Castilhos para Porto Alegre poderá economizar cerca de 30 quilômetros. Porém, esse trajeto é indicado apenas para carros, e com cuidado, já que as estradas são estreitas, com curvas e fortes descidas e subidas.