patrimônio

Prédio da antiga Casa de Cultura é alvo de invasões em Santa Maria

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Na semana passada, circulou pelas redes sociais que o prédio da antiga Casa de Cultura de Santa Maria havia sido invadido por moradores de rua. O Diário foi até o local na última quinta-feira e verificou sinais de arrombamento, assim como a presença de alguns objetos pessoais dos possíveis ocupantes.

Prédio histórico do Centro aguarda reforma em Santa Maria

Segundo a superintendência de comunicação da prefeitura, logo que foram informados sobre a invasão, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer acionou imediatamente a Guarda Municipal, que passou a fazer rondas frequentes nas proximidades:

- A secretaria já fechou com cadeado todas as entradas. Assim, a estrutura está totalmente isolada novamente. Destaca-se que a Guarda Municipal aumentou as rondas periódicas na Praça Saldanha Marinho. Essa e outras situações também são monitoradas pelas câmeras de videomonitoramento da cidade - informou o Executivo por meio de nota.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

CADEADO VIOLADO
Porém, na tarde do último domingo, a reportagem foi novamente até o local e verificou que o cadeado do tapume estava violado. A prefeitura garantiu tomar providências para instalar uma tranca mais efetiva, para que não seja violado novamente.

Abandonado há 4 anos, o histórico edifício dos anos 1940 possui fachada rica em detalhes estruturais, mantendo a configuração original do estilo Art Decó. Já foi sede do Palácio da Justiça e abrigou associações culturais e artísticas, assim como a Escola Municipal de Arte Eduardo Trevisan (Emaet). Em 2009, foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município pelo Executivo.

Duplicação de Santa Maria a Novo Cabrais não tem mais prazo

Questionada sobre os planos existentes em relação à revitalização do imóvel, a prefeitura de Santa Maria esclarece que os projetos existentes, hoje, serão reavaliados, buscando atender as necessidades do prédio.

Veja na íntegra a nota enviada pela superintendência de comunicação:

"Não é possível, neste momento, prever um orçamento, justamente porque os projetos passam por readequações. O Poder Executivo buscará parceiros para readequar os projetos, principalmente os estruturais. Dessa forma, não há previsão para a reforma começar e ser concluída. Os recursos para a execução desses projetos estão sendo buscados via fundos e leis de incentivo à cultura."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trecho de rua na Região Norte tem bloqueio nesta terça-feira

Próximo

Motoristas criticam falta de garantia para duplicação da RSC-287

Geral