Os estudantes que ainda não concluíram a renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos, pois o prazo final termina hoje, 20 de novembro. Até o final da tarde de sexta-feira, pouco mais de 1 milhão de alunos já haviam concluído o aditamento, o que corresponde a cerca de 78% de 1,28 milhão de contratos previstos para este semestre.
– O primeiro prazo era até 31 de outubro, e nós prorrogamos para possibilitar que todos os estudantes tivessem tempo suficiente para realizar o procedimento e garantir a continuidade do seu financiamento – explicou o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, Silvio Pinheiro.
Cursinho de Santa Maria abrirá filial em Porto Alegre
Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre, e o pedido de aditamento é feito, inicialmente, pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).
No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória para que o agente financeiro possa finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante diretamente no sistema.
Além de renovar os contratos vigentes, também será possível, até essa data, fazer a transferência integral de curso ou de instituição de ensino, bem como solicitar a dilatação do prazo de utilização do financiamento.
Para o segundo semestre deste ano, foram oferecidas 75 mil novas vagas para financiamento de mensalidades em universidades particulares, por meio do Fies. A partir de 2018, o programa irá garantir 310 mil vagas, das quais 100 mil a juro zero para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.