Faltam 17 dias

Prazo para cadastro de familiares e sobreviventes no júri da Kiss é prorrogado

Por conta da alta demanda de público para acompanhar presencialmente o júri do caso Kiss, o prazo para familiares e sobreviventes se cadastrarem foi prorrogado até a próxima quarta-feira. O preenchimento do formulário de credenciamento é obrigatório e pode ser ser feito de forma online. A medida visa agilizar o acesso ao Foro Central I, em Porto Alegre, onde vai ocorrer o julgamento a partir de 1º de dezembro. O primeiro prazo de cadastro era até o dia 12 de novembro. 

Cezar Schirmer, ex-prefeito de Santa Maria, é intimado a depor no caso Kiss

Dos 86 lugares disponíveis no plenário do júri da Kiss, 56 são destinados para familiares e sobreviventes do incêndio, sendo que a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) tem 50 lugares e os outros seis são para familiares que não fazem parte da associação. A ocupação do espaço será priorizado para parentes de vítimas e sobreviventes credenciados. Quem pertencer a esse grupo e não realizar o cadastro dependerá da disponibilidade de vagas.

Dúvidas sobre o cadastramento podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3210-6098, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.

COMO PREENCHER

  • O formulário deve ser acessado aqui
  • Informar nome completo, CPF e contato
  • Anexar PDF ou foto do documento de identificação
  • Anexar PDF ou foto do comprovante de vacinação contra Covid (disponível também online via ConecteSUS)

COMPROVAÇÃO DE PARENTESCO

  • Para familiares, é necessário comprovar a relação com vítimas. São aceitos cinco tipos de comprovação
  • Documento de identificação da vítima (certidão de nascimento, RG ou CNH)
  • Certidão de casamento ou declaração de união estável
  • Declaração assinada pelo próprio sobrevivente
  • Declaração da AVTSM
  • Certidão de óbito

Juiz nega uso de pirotecnia e permite troca de testemunha para o júri da Kiss

VAGAS
Fora os 56 lugares para familiares e sobreviventes, haverão 30 vagas no plenário. Cada réu tem quatro lugares. A imprensa, 12. O Ministério Público, dois. São, ainda, quatro salas de transmissão. Cada uma tem 54 vagas, somando 216 ao todo. Três delas serão destinadas exclusivamente aos familiares de vítimas e uma para parentes dos réus e público em geral.

Além de garantir as vagas destinadas ao público prioritário, o credenciamento visa evitar a formação de filas, uma vez que quem não se cadastrar previamente, terá que prestas todas as informações pedidas pessoalmente no dia do júri para ingressar no Foro. 

VAQUINHA
A AVTSM também está realizando o levantamento de quem pretende ir ao júri. A ação tem sido feita por meio de outro formulário da própria associação e que não garante acesso ao júri, mas busca mensurar quantos familiares e sobreviventes pretendem ir ao Foro Central I no dia 1º de dezembro. De acordo com a AVTSM, é necessário ter conhecimento sobre o dado para medir a busca por recursos. Atualmente, a vaquinha espera arrecadar R$ 400 mil para bancar as despesas com hospedagem e alimentação.

O CASO
O incêndio ocorreu em 27 de janeiro de 2013,em Santa Maria. Morreram 242 pessoas e outras 636 ficaram feridas. O julgamento do processo foi transferido para a Comarca da Capital, por decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Inicialmente, o desaforamento (transferência do local de julgamento) foi concedido a três dos quatro réus - Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann e Marcelo de Jesus. Luciano Bonilha Leão foi o único que não manifestou interesse na troca (o julgamento chegou a ser marcado em Santa Maria) mas, após o pedido do Ministério Público, o TJRS determinou que ele se juntasse aos demais.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cerca de 350 pessoas em vulnerabilidade social recebem marmitas na 5ª Jornada Mundial dos Pobres Anterior

Cerca de 350 pessoas em vulnerabilidade social recebem marmitas na 5ª Jornada Mundial dos Pobres

Em 20 edições, Balada Segura efetua mais de 400 autuações Próximo

Em 20 edições, Balada Segura efetua mais de 400 autuações

Geral