Ensino Superior

Possível negociação da Igreja Metodista envolveria venda da Fames de Santa Maria

Dandara Flores Aranguiz

"

A notícia de que a Igreja Metodista estaria negociando a transação de venda de cinco de suas oito instituições de ensino superior gerou impacto na cidade. Isso porque a Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames) estaria no centro das especulações do negócio. De acordo com a reportagem publicada originalmente no jornal Valor Econômico na terça-feira, a transação do negócio _ avaliado em R$ 250 milhões _ teria prazo de conclusão ainda no final deste ano.

Entre os possíveis compradores, estariam seis grupos nacionais e até estrangeiros. No entanto, a venda não incluiria o patrimônio imobiliário (o prédio histórico da Rua Doutor Tury não faria parte da transação), nem as instituições de nível médio, como é o caso do Colégio Centenário, em Santa Maria.

Além da Fames, estariam envolvidas no negócio a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), a Faculdade de Birigui em São Paulo, o Centro Universitário Izabela Hendrix em Belo Horizonte e o Centro Universitário de Porto Alegre (IPA).
As instituições educacionais metodistas se manifestaram por meio de uma nota de esclarecimento no site oficial da Rede Metodista de Educação do Sul afirmando que "já receberam e recebem muitas propostas para aquisições". A nota não esclarece em nenhum momento sobre as medidas que estariam sendo tomadas, ponderando apenas a respeito do compromisso das instituições em continuar na atuação no campo da educação.

Unimep não tem dívidas, segundo rede Metodista

A rede nega as alegações para as vendas, apresentadas na reportagem, de que a segunda maior universidade do grupo, a Unimep, estaria enfrentando problemas financeiros. Em nota, afirma que "a mantenedora da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) não possui o passivo tributário nos termos noticiados pela matéria jornalística. Há regularidade fiscal e os parcelamentos firmados pela Instituição com o Governo Federal são pagos rigorosamente em dia".

Procurado na quarta-feira pela equipe do Diário, o reitor do Centro Universitário Metodista em Porto Alegre não foi encontrado para esclarecimentos. Os diretores da Faculdade Metodista de Santa Maria e a Assessoria de Comunicação da instituição também não se manifestaram sobre os rumores.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Resumo do Bom Dia Rio Grande - RBS TV

Próximo

Juvenart deve reunir 3,2 mil participantes em Santa Maria

Geral