A recomendação do Ministério Público Federal, de que os médicos e dentistas dos serviços públicos de saúde batam ponto eletrônico, poderá valer também em Santa Maria e na região.
Na recomendação entregue à Secretaria Estadual de Saúde na segunda-feira, Porto Alegre e outros 44 municípios foram citados, porque o documento foi entregue por uma regional do MPF, que abrange aquele grupo de municípios. Como a recomendação segue uma decisão nacional, ela também pode entrar em vigor em Santa Maria e para isso só faltaria a oficialização.
A recomendação sugere médicos e dentistas porque, na maioria dos casos, eles não têm contrato de dedicação exclusiva e acabam atendendo em clínicas particulares. Para o MPF, a recomendação é uma forma de garantir os direitos dos cidadãos em relação à saúde pública.
Outro item da sugestão do MPF prevê a publicação de cartazes com os horários de cada profissional.
O "Diário" entrou em contato com a assessoria do MPF para confirmar se esta recomendação já existe ou deve ser feita em breve em Santa Maria e na região, mas ainda não teve a resposta. A Secretaria Estadual de Saúde informou que vai aderir à recomendação, mas que antes disso já havia o projeto de implementação de ponto eletrônico para todos os profissionais estaduais de saúde, inclusive em áreas administrativas, e que pode ser colocado em prática ainda neste ano.
"