Desde segunda-feira (17), a Polícia Federal participa de ações de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita e Facilitação do Transporte Aéreo (AVSEC – aviation security) e Operação Voo Livre III no Aeroporto de Santa Maria. A iniciativa, que termina nesta quarta-feira (19), reúne um conjunto de recursos, medidas e procedimentos para garantir a formação de um sistema de segurança capaz de proteger adequadamente as operações da aviação civil contra ocorrências de atos de interferência ilícita.
As ações foram organizadas pela Coordenação do Aeroporto Municipal de Santa Maria e contaram com a participação de servidores da Guarda Municipal, funcionários do aeroporto e policiais federais de Santa Maria. Também participaram equipes com cães farejadores da Receita Federal, da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Seção de Cães de Guerra da Base Aérea.
Operação Voo Livre
Durante a ação, foram vistoriadas bagagens despachadas e de mão com utilização de cães farejadores e equipamentos de “raio x”, controle migratório e checagem de passageiros. Também foram realizados exercícios para treinamento e verificação do funcionamento da segurança nas inspeções de embarque e despachos de bagagens, para impedir o embarque de produtos proibidos, como drogas. Nesses exercícios, foram simulados embarques com materiais proibidos por lei e o encaminhamento correto das ocorrências pelas equipes responsáveis pela segurança do aeroporto à Polícia Federal.
As ações são propostas para avaliar a eficiência dos procedimentos de segurança no aeroporto municipal, além de afinar a atuação conjunta e a comunicação dos órgãos envolvidos na segurança de aeroporto.
Estão previstas novas ações de fiscalização para combater eventuais ocorrências de atos ilícitos e garantir a segurança nos voos no aeroporto em Santa Maria, em conjunto com a Administração do Aeroporto, com a Guarda Municipal e demais instituições.