Olhar para as estrelas pode ser poético, mas também pode ser educativo. Para estimular os ensinamentos da astronomia, ciência que trata do universo sideral e dos corpos celestes, o Planetário Professor José Mariano da Rocha Filho, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), promove sessões para escolas da cidade e da região. Agora, todas as quintas-feiras, às 16h, o local terá uma sessão aberta ao público geral, segundo a diretora do espaço, Diana Sampaio.
Distrito de Santa Maria terá a primeira cooperativa escolar protagonizada por alunos
O horário pode não ser o melhor para quem trabalha, mas Diana comenta que a ideia é apoiar a PoliFeira do Agricultor, que ocorre na Praça Santos Dumont (ao lado do Planetário), todas as segundas e quintas-feiras, a partir das 15h30min. Além disso, a diretora quer instigar os visitantes da PoliFeira a conhecerem o Planetário.
– Nós temos muitas visitas escolares, mas percebemos que muitas pessoas da comunidade acadêmica não conhecem o Planetário. Os alunos vêm de outras cidades, estudam, às vezes, até moram na UFSM, e se formam sem participar de ao menos uma sessão – observa Diana.
O intercambista uruguaio Eduardo Tagliani, 22 anos, que estuda Agronomia na UFSM, foi ao Planetário na última quinta-feira. Natural de Paysandu, Tagliani diz que nunca tinha visitado um planetário. Ele gostou muito e disse que vai avisar a outros colegas para aproveitarem as sessões abertas ao público. E, o próprio uruguaio pretende voltar, pois foi informado que as sessões podem ser diferentes.
FINAIS DE SEMANA
Diana assumiu a diretoria do Planetário há cerca de dois meses e conta que estuda a possibilidade de abrir o espaço nos finais de semana. O maior problema para a diretora é ter servidores para atenderem nesses dias, porém, ela afirma que pretende deixar as sessões cada vez mais acessíveis ao público geral.

ESCOLAS PODEM AGENDAR VISITAS AO LOCAL
O Planetário da UFSM abre de segunda a sexta-feira para receber escolas. De acordo com a diretora, qualquer colégio que tenha interesse em visitar o local deve fazer os agendamentos com até dois dias de antecedência. O espaço tema capacidade para receber 100 pessoas por sessão.
MEC libera mais 5% da verba para universidades e reitor se diz preocupado
No ano passado, o Planetário recebeu mais de 20 mil crianças, em cerca de 550 sessões. As visitas são gratuitas para as escolas cadastradas em um banco de carência (a lista está disponível na diretoria do local), ou podem ter o custo de R$ 1 por aluno, para escolas públicas, e de R$ 2 por estudante, para colégios particulares.
MUSEU E EXPOSIÇÃO
O Planetário também conta com uma exposição sobre astronomia no hall, que apresenta dados sobre a formação do sistema solar e seus planetas. O espaço ainda tem o Museu de Astronomia, que está fechado para regularizações. Diana comenta que a diretoria trabalhar para reabrir o local até o final deste ano.