Diário nos Bairros

Pista de manobras para bicicleta é a única de Santa Maria

Dandara Aranguiz

"

Saltos e manobras agressivas e voos de tirar o fôlego. Assim podemos resumir o dirt jump, modalidade radical de salto com bicicleta.

Em Santa Maria, o único espaço para a prática da atividade se encontra no bairro Tancredo Neves, na Região Oeste. A “Antena Trails”, como foi batizada pelos corredores que frequentam o local, já existe há 15 anos. Apesar de não apresentar as melhores condições para o esporte, é um dos poucos lugares em que os ciclistas podem executar manobras mais arriscadas, com giros e saltos incríveis.

Moradores trocaram tubulação na Vila Aparício de Moraes no feriado

O terreno da pista é particular, mas os meninos que utilizam o local têm uma boa relação com o proprietário, mantendo a grama aparada, garantindo a limpeza e realizando a manutenção do percurso.

– Eu frequento a pista aqui desde os meus 10 anos. Via os mais velhos andando e ia praticando. Essa geração que está aqui foi muito incentivada por outros, que começaram mesmo com o esporte. Hoje vem gente de tudo quanto é lado, do Centro, do Boi Morto, do Parque Pinheiro Machado.

Há 29 anos, Paulo faz a cabeça dos moradores do bairro Tancredo Neves

Como é o único lugar para realzizar os saltos, a galera se junta e vem. O que falta mesmo é material para a manutenção das rampas.

– A gente que traz as pás e carrinhos de mão de casa – explica Jackson da Silva e Lima, 24 anos, que recentemente ficou em 3º lugar no 5º Desafio Dirt Jumping, ocorrido no dia 17 de janeiro, na Praia do Cassino, no Litoral Sul do Estado.

Nos finais de semana, a arena chega a reunir até 30 pessoas. No entanto, segundo os bikers, a instalação de uma outra pista no estilo facilitaria o deslocamento de alguns praticantes, além de divulgar mais o esporte.

Alexandre Fontana, 15 anos, é um dos que costumam se arriscar nos saltos em altura. Durante a semana, ele treina com a bicicleta na rampa da quadra de atividades físicas do ginásio do Oreco.

– Eu ando há pouco mais de um ano e, agora, treino pelo menos cinco vezes na semana. Só não venho quando tá chovendo. No Farrezão, não é muito bom de andar para realizar esses tipos de manobras, que são mais aéreas. Então, a gente usa aqui mesmo, e vai praticando mais na Antena Trails – comenta o adolescente.

A ideia agora é organizar uma competição local para o mês de março.


"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'Mosquitos do bem' estiveram no centro de Santa Maria para conscientizar a população

Próximo

Estudantes lotaram o Salão Imembuí na UFSM na primeira chamada oral do Sisu

Geral