Fechada desde janeiro de 2020, a pista de caminhada do Centro Desportivo Municipal (CDM) de Santa Maria está em processo de revitalização. Localizada no entorno do Centro de Eventos inacabado, a pista foi interditada devido às obras no local. No entanto, com a rescisão contratual da empresa responsável pelo serviço, a obra está paralisada e aguarda nova licitação. Dessa maneira, a prefeitura busca viabilizar a liberação da pista e reabri-la para a comunidade.
No final de maio deste ano, a pista recebeu a primeira etapa de manutenção com o apoio do Exército. Com o intuito de realizar a limpeza do local, foram retiradas mais de 40 cargas de terra e sujeira. Segundo o superintendente da Secretaria de Esporte e Lazer, Lucas da Rosa Dias, a segunda etapa foi finalizada no final de julho. Esta foi responsável pelo fechamento do segundo piso do Centro de Eventos e pela retirada dos tapumes que fechavam a pista, proporcionando maior visibilidade.
– Agora estamos em tratativas com o Exército para iniciarmos a terceira etapa que é literalmente arrumar a pista. Vamos trabalhar no nivelamento e retirar todo o resto de sujeira. Após isso, acontecerá a quarta etapa que colocaremos o pó de brita e poderemos abrir a pista oficialmente. A gente também pretende melhorar a iluminação do local. Estamos em processo de compra de refletores para poder oferecer segurança no período da noite. – explica o superintendente.
A pista ainda não tem previsão de reabertura. De acordo com a Secretaria é esperado um avanço nas etapas durante o segundo semestre deste ano, mas a conclusão delas depende das boas condições climáticas. A prefeitura busca continuar a manutenção do local, visto que a obra do Centro de Eventos ainda deve percorrer um longo caminho.
–Desde que a empresa largou a obra, a gente decidiu abrir a pista novamente para o pessoal poder utilizar esse espaço. É muito importante a comunidade poder voltar a frequentar a pista. É um espaço de utilização coletiva e de área verde, não temos tantos lugares assim na cidade e aqui é uma opção. A pista é fundamental e por isso estamos trabalhando muito nela, não vamos deixar esse espaço parado. – garante Lucas.
Opções na cidade
Enquanto a pista de caminhada do CDM não é reaberta, a comunidade pode contar com outras opções de locais para praticar esportes e realizar exercícios físicos:
Bosque da UFSM: com uma extensão total de um quilômetro, a pista de caminhada da Universidade Federal de Santa Maria fica localizada no bosque próximo ao prédio da Reitoria. Aberta ao público, é um dos principais espaços de lazer e esporte do campus.Parque da CACISM: localizado no bairro Nonoai, o parque conta com uma pista de caminhada de 930 metros, pista para bicicleta, pracinha com brinquedos e academia ao ar livre. A pista de caminhada é aberta ao público e funciona todos os dias das 7h às 19h. O local é bem frequentado durante a semana para a prática de exercícios e no final de semana lota com famílias em busca de lazer.Complexo Esportivo Guarani Atlântico: apesar do ginásio e da parte interna do complexo estarem fechadas para manutenção, a pista de caminhada está em funcionamento. Aberta todos os dias de manhã e de tarde, a pista tem cerca de 400 metros de extensão e é muito utilizada pelos moradores da zona norte de Santa Maria. Além disso, também segue funcionando no local o campo de futebol.