Fechada desde janeiro de 2020, a pista de caminhada do Centro Desportivo Municipal (CDM) de Santa Maria agora está liberada para o uso da população. Desde maio do ano passado, a Prefeitura trabalha na manutenção do local, no entanto a pista não está concluída e parte dela está interditada.
A terceira etapa de serviços foi finalizada, a pista que antes era coberta por entulhos está livre, os buracos foram consertados e o piso foi limpo e nivelado. No entanto, mesmo após a reabertura o local ainda é pouco frequentado pela comunidade.
A última limpeza foi realizada no dia 12 de janeiro. No processo a grama também foi cortada e as árvores podadas. Os próximos passos agora são a colocação de pó de brita na pista e melhorar a iluminação do local com refletores.
No final de maio de 2022, a pista recebeu a primeira etapa de manutenção com o apoio do Exército que retirou mais de 40 cargas de terra e sujeira. A segunda etapa foi feita no final de julho, quando o segundo piso do Centro de Eventos foi fechado e os tapumes que fechavam a pista foram retirados.
Trecho danificado
Mesmo após as melhorias, o local ainda não pode ser utilizado por completo pela população. As condições não permitem a prática efetiva de caminhada ou corrida no local, visto que, parte do circuito está interditado desde novembro de 2022.
Logo abaixo da rampa que leva ao primeiro andar do prédio inacabado, o chão está tomado por pedras e sujeira. Também há poças d’água que impedem a circulação.
Desse modo, não é possível fazer uma volta completa na pista. De acordo com as secretarias de Esporte e Lazer, de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Meio Ambiente, responsáveis pela manutenção, é necessário fazer um trabalho de drenagem no trecho para que ele seja liberado.
A pista havia sido fechada inicialmente devido as obras no Centro de Eventos, no entanto, com a rescisão contratual da empresa responsável pelo serviço, a obra está paralisada e aguarda nova licitação. Dessa maneira, a prefeitura busca viabilizar a liberação total da pista.