Pichação

Pichador de Santa Maria enfrenta 15 processos na Justiça

"

A 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) de Santa Maria indiciou, nesta quarta, um jovem de 26 anos por pichação. Ele foi indiciado quatro vez e ainda enfrenta outros 11 processos relacionados ao crime. De acordo com o delegado André Diefenbach, ele é o responsável pelas assinaturas Probo e Urbz nas paredes de prédios da cidade. As informações são da Rádio Gaúcha Santa Maria.
 
Os indiciamentos que aconteceram nesta quarta são todos de pichações feitas em 2014. Foram todas em prédios: em 16 de dezembro, na Avenida Medianeira; em 24 de novembro, na Rua Duque de Caxias; em 24 de junho, na Serafim Valandro e em 16 de junho na Avenida Medianeira.
 
Vídeo mostra momento em que jovem é flagrado por policiais após pichar prédio

O delegado Diefenbach aponta que em nenhum dos casos os moradores dos prédios fizeram registro policial. O jovem foi identificado a partir de imagens de câmeras de segurança de uma agência bancária na Rua Duque de Caxias. Os equipamentos flagraram a ação. Além disso, uma das câmeras foi roubada por ele. Isso aconteceu em 2 de dezembro de 2014.
 
Depois disso, o setor de investigação encontrou o perfil do jovem na rede social Facebook. Ele postava fotografias das pichações que fazia. Foi isso que atribuiu os crimes a ele. Mais tarde, durante uma operação contra pichação em 28 de maio deste ano, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na casa dele. Foram apreendidos computadores e dentro deles havia diversas fotografias das pichações que fazia.
 
"Pichadores são criminosos, não artistas", diz delegado

Esses quatro indiciamentos foram encaminhados à Justiça. Os outros 11 tramitam desde 2010. Ele foi indiciado uma vez em 2010 por pichação; em 2013 foram quatro vezes pelo crime e também por corrupção de menores, pois levava para pichar adolescentes; em 2015 foram três vezes por pichação e corrupção de menores, duas vezes por pichação e uma por furto qualificado com dano ao patrimônio, em uma agência bancária, em 2014.
 
Campanha para conter a pichação é lançada em Santa Maria

Caso seja condenado, em cada um dos processos ele enfrentará multa de R$ 100, pois os casos foram anteriores à nova lei contra pichação, e até um ano de prisão, que poderá ser transformada em trabalho comunitário.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Chuva deve chegar com menos intensidade nesta quarta-feira em Santa Maria

Próximo

Garota de programa esfaqueada morre, e Santa Maria chega ao 43º homicídio de 2015

Geral