Operação Mendax

PF prende quadrilha que fraudava INSS em Santa Maria

"

Uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta quinta-feira prendeu seis pessoas em Santa Maria e região por fraude contra o Instituto do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Trabalho. Entre os presos preventivamente estariam advogados, contadores e despachantes (os nomes não são divulgados pela PF).

A operação Mendax (mentira, em latim) ocorre simultaneamente em outras cidades do Estado como São Martinho da Serra, Viamão, Porto Alegre, Cidreira e Osório. Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em escritórios de advocacia e contabilidade nos bairros Centro, João Goulart e Camobi, além da agência INSS. Conforme a PF, há suspeita de envolvimento de servidores do INSS no esquema.

Em nota oficial, a PF divulgou que a organização criminosa era composta de advogados, contadores e despachantes que captavam interessados e inseriam dados falsos nos sistemas da Previdência Social, utilizando-se do cadastro de empresas fictícias. Em seguida, eram registrados vínculos empregatícios falsos em carteiras de trabalho e posteriormente inseridos no sistema da previdência.

Após a inclusão dos dados, eram deferidos benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por tempo de contribuição. A PF acredita que a organização tenha lesado o sistema previdenciário em R$ 3 milhões e o Ministério do Trabalho em R$ 2 milhões, por meio do seguro-desemprego. Além do próprio fraudador, também se beneficiariam do esquema seus amigos e parentes.

A Polícia Federal de Santa Maria vem investigando fraudes previdenciárias desde 2010, quando se constatou a existência de uma organização criminosa especializada na prática. A investigação contou com o apoio do Ministério da previdência Social e da Brigada Militar.

A operação contou com a participação de 120 policiais federais e 22 servidores do INSS. O balanço final da operação deve ser divulgado oficialmente às 10h desta quinta-feira em coletiva de imprensa na sede da PF.



 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Acidente na rótula de Schoenstatt bloqueia trânsito

Próximo

Ponte que estava interditada na BR-287 desaba

Geral